Santos esbarra no VAR novamente e fica no empate com o Vasco da Gama

Alvinegro chegou a ficar duas vezes na frente do placar, mas viu árbitro de vídeo validar gol de Fellipe Bastos e marcar pênalti de Alison

Por: Bruno Rios  -  03/09/20  -  02:35
Atualizado em 03/09/20 - 02:43
Soteldo durante primeiro tempo do confronto contra o Vasco da Gama
Soteldo durante primeiro tempo do confronto contra o Vasco da Gama   Foto: Ivan Storti/Santos FC

O árbitro de vídeo (VAR) voltou a ser protagonista em um jogo do Santos no Brasileirão. Após ter dois gols anulados com ajuda eletrônica na derrota por 1 a 0 para o Flamengo, o Peixe viu a ferramenta ser utilizada para reverter duas marcações de campo contra o Vasco, ontem à noite: um gol foi validado e um pênalti acabou marcado. O resultado final na Vila Belmiro foi 2 a 2, fazendo o Alvinegro chegar ao 3º jogo sem vitória no torneio.


Antes de a bola rolar, a escalação de Cuca chamou atenção por trazer o volante Alison na zaga e Luan Peres como reserva. No começo do jogo, um dos problemas do Peixe foi a saída de bola. Aos 11 segundos, o improvisado Alison e Felipe Jonatan bateram cabeça e o atacante vascaíno Cano chutou na trave.


Com mais posse de bola, o Vasco comandava as ações. Mas, aos 20 minutos, a investida do Santos foi certeira. Soteldo dominou uma bola rebatida, deixou Ygor Catatau tonto com duas fintas e cruzou para Lucas Veríssimo cabecear sem chances ao goleiro Fernando Miguel, fazendo 1 a 0.


Já aos 40 minutos, o VAR deu as caras. Depois de escanteio, a zaga santista cochilou e Fellipe Bastos recebeu livre para empatar. Em campo, foi marcado impedimento. Só que a equipe de vídeo validou o gol, pois o volante estava em posição legal. Detalhe: foram necessários cinco minutos para essa definição.


Com Jobson jogando mal, Cuca desfez no intervalo a improvisação da escalação. Luan Peres entrou na zaga e Alison foi ao meio.O Peixe apertou o passo e, aos 13 minutos, Marinho cobrou falta com perfeição: 2 a 1.


Nove minutos depois, o VAR voltou a ser decisivo e chamou a atenção do árbitro Rodrigo Dalonso Pereira, que analisou as imagens de um lance de escanteio para o Vasco e marcou pênalti de Alison. Cano bateu no canto direito de João Paulo para empatar: 2 a 2.


Após o apito final, Alison admitiu que, no lance que originou o 2º gol vascaíno, acabou tocando na bola com a mão. “A gente precisava dessa vitória, mas não conseguimos, com a participação do VAR novamente. Eu assumo a responsabilidade, a bola tocou em meu braço (no lance do pênalti). Foi muito rápido, não era intencional. Mas não podemos nos lamentar, pois temos um outro jogo no final de semana e precisamos recuperar os pontos perdidos”.


Próximo desafio


Em 11º lugar no Campeonato Brasileiro, com oito pontos, o Santos terá de viajar na 8ª rodada. Sábado, às 21h, enfrentará o Ceará, no Castelão, em Fortaleza.


Ficha técnica:


Santos -João Paulo; Pará, Lucas Veríssimo, Alison (Lucas Braga) e Felipe Jonatan (Jean Mota (Arthur Gomes)); Jobson (Luan Peres), Diego Pituca e Carlos Sánchez; Marinho, Raniel (Kaio Jorge) e Soteldo. Técnico: Cuca.


Vasco da Gama -Fernando Miguel; Yago Pikachu, Miranda, Marcelo Alves e Henrique; Fellipe Bastos (Carlinhos), Andrey e Juninho (Ribamar); Benítez (Neto Borges), Cano (Guilherme Parede) e Ygor Catatau (Bruno César). Técnico: Ramon Menezes.


Gols - Lucas Veríssimo, aos 20 minutos, e Fellipe Bastos aos 40 minutos do primeiro tempo; Marinho aos 13 minutos, e Cano aos 27 minutos do segundo tempo.


Cartões amarelos - Jobson, Diego Pituca e Cuca (Santos); Miranda e Guilherme Parede (Vasco). Local: Vila Belmiro, em Santos.


Árbitro - Rodrigo Dalonso Pereira (SC).


Logo A Tribuna
Newsletter