Santos encaminha acordo com Jesualdo Ferreira, substituto de Sampaoli

Português, de 73 anos, está sem clube desde abril, quando deixou o Al Saad, do Catar. O contrato com o Alvinegro será de um ano

Por: Bruno Lima & De A Tribuna On-line &  -  22/12/19  -  21:19
Atualizado em 22/12/19 - 21:25
Jesualdo Ferreira também trabalhou no Sporting e no Benfica, ambos de Portugal
Jesualdo Ferreira também trabalhou no Sporting e no Benfica, ambos de Portugal   Foto: Instagram/Jesualdo Ferreira

O português Jesualdo Ferreira, de 73 anos, está em vias de ser anunciado como novo técnico do Santos. A diretoria alvinegra encaminhou um acordo com o treinador, que estava sem clube desde abril, quando deixou o Al Saad, do Catar. Para o acerto ser oficializado falta apenas a assinatura do contrato.


Jesualdo irá firmar um vínculo de um ano com o time da Vila Belmiro.


Muito badalado em Portugal, o experiente comandante viveu o melhor momento da carreira entre 2006 e 2009, quando, à frente do Porto, conquistou o tricampeonato nacional.


Para viabilizar a contratação, as negociações, mantidas em segredo pela diretoria santista pelo segundo ano seguido, foram conduzidas pelo presidente José Carlos Peres, os membros do Comitê de Gestão mais próximos ao mandatário, Pedro Dória e Matheus Rodrigues, e, principalmente, pelo diretor técnico de futebol, William Thomaz.


As tratativas também contaram com um representante enviado pelo Santos a Lisboa, onde o treinador mora.


Na capital portuguesa, houve uma reunião ao longo de sábado (21), em dois períodos: antes e depois da vitória por 1 a 0 do Liverpool sobre o Flamengo, treinado por Jorge Jesus, amigo de Jesualdo, na final do Mundial de Clubes da Fifa, e outro encontro na tarde deste domingo (22).


O filho do treinador, o DJ Eddie Ferrer, publicou, em seu perfil no Instagram, uma foto do pai e também "entregou" o destino de Ferreira.


"Campeão na Europa, África e Ásia. O próximo objetivo é o Brasil. Vai, vai lenda!", escreveu Ferrer, que marcou os perfis do pai e do Santos, além da hashtag #orgulhodefilho


Além de comandar o Porto, o treinador foi um dos poucos de Portugal que conseguiu trabalhar nos outros dois grandes do país: Benfica e Sporting.


E isso é muito difícil de acontecer. Tanto que, até hoje, somente outros três nomes alcançaram a mesma proeza: o chileno Fernando Rieira, o brasileiro Otto Glória e o português Fernando Santos, atual treinador da seleção portuguesa.


Jesualdo é a referência para os técnicos mais experientes de Portugal, como Mourinho, do Tottenham, da Inglaterra, Jorge Jesus, do Flamengo, e também para os treinadores da nova safra lusitana espalhados por grandes times da Europa.


Logo A Tribuna
Newsletter