Santos e Ponte Preta disputam quarto mata-mata nos últimos dez anos

Nas oportunidades em que eliminou a Macaca na Vila Belmiro, o Peixe seguiu até a final do Paulistão

Por: Bruno Lima  -  28/07/20  -  14:23
Em 2011, o Santos comandado por Muricy Ramalho venceu a Ponte Preta por 1 a 0 com gol de Neymar
Em 2011, o Santos comandado por Muricy Ramalho venceu a Ponte Preta por 1 a 0 com gol de Neymar   Foto: Divulgação/Santos

Santos e Ponte Preta, quinta-feira (30), às 21h30, na Vila Belmiro, farão o quarto duelo de quartas de final do Campeonato Paulista dos últimos dez anos. Nos outros três embates, o Peixe saiu vencedor em 2011 e 2014. Porém, foi derrotado nos pênaltis em 2017. Para os santistas supersticiosos, fica a escrita: nas edições em que a equipe superou o time de Campinas seguiu até a final do Estadual. 


No primeiro desses confrontos, em 2011, o Santos bateu a Ponte Preta na Vila Belmiro por 1 a 0, com gol de Neymar. Na sequência da competição, venceu o São Paulo nas semifinais e o Corinthians na decisão. 


Em 2014, mais uma vez na Vila Belmiro, o Santos não tomou conhecimento da Macaca. Com gols de Cícero, Geuvânio, Gabigol e Diego Cardoso, o Peixe goleou os campineiros por 4 a 0. Nas semifinais, o Alvinegro venceu a Penapolense, mas, na final, foi batido pelo Ituano.


Gabigol marcou um dos gols na goleada sobre a Ponte, em 2014
Gabigol marcou um dos gols na goleada sobre a Ponte, em 2014   Foto: Ricardo Saibun/Santos FC

No último encontro eliminatório, os pontepretanos levaram a melhor sobre os santistas nos pênaltis depois de dois jogos, no Moisés Lucarelli e no Pacaembu, com uma vitória por 1 a 0 para cada lado. Depois de eliminar o Peixe, a Macaca desclassificou o Palmeiras, mas perdeu o título do Paulistão para o Corinthians.


Invicto


Apesar de ainda não ter empolgado, o retrospecto dos comandados de Jesualdo Ferreira dentro de casa na temporada traz esperança para os torcedores.


Em 2017, o Santos de Renato caiu para a Ponte no Pacaembu
Em 2017, o Santos de Renato caiu para a Ponte no Pacaembu   Foto: Ivan Storti/Santos FC

Dos seis compromissos na Vila Belmiro, o Santos venceu três e empatou os demais. Até o fim da fase de grupos, a equipe marcou oito gols e sofreu apenas dois dentro do Alçapão Alvinegro, que, por conta da pandemia do novo coronavírus, terá os portões fechados à torcida.


Logo A Tribuna
Newsletter