Santos discute voto a distância na eleição de dezembro

Estudos para que a alternativa esteja à disposição dos associados são analisados

Por: Bruno Lima  -  13/07/20  -  11:57
Presidente do Conselho Deliberativo do Santos, Marcelo Teixeira, está otimista para a novidade
Presidente do Conselho Deliberativo do Santos, Marcelo Teixeira, está otimista para a novidade   Foto: Ivan Storti/Santos FC

Já pensando na eleição à presidência do Santos, prevista para ocorrer em dezembro, a mesa do Conselho Deliberativo do clube realizou uma reunião virtual no último dia 7 com membros da Comissão Eleitoral, do Conselho Consultivo e do presidente José Carlos Peres. Entre os temas abordados, a possibilidade de colocar à disposição dos associados o voto eletrônico a distância. 


Oferecer essa opção aos votantes é um antigo desejo do clube, e estudos já foram feitos nesse sentido. A pandemia do novo coronavírus apenas fez aumentarem as análises sobre como essa alternativa pode ser viabilizada. 


Presidente do Conselho Deliberativo, Marcelo Teixeira acredita que a chance de o voto a distância fazer parte do próximo pleito alvinegro é considerável.  


"O voto a distância é uma realidade no Santos. Estudos, feitos inclusive antes do início da pandemia, nós já temos. Porém, entendo que temos que atualizar os orçamentos. Por conta da pandemia, outras alternativas começaram a aparecer. As plataformas para votos por meio de ferramentas virtuais aumentaram e temos que ver se o que avaliamos antes da pandemia recebeu evolução. Se isso tiver ocorrido, é preciso analisar se é seguro e viável para o clube", conta ele.   


Teixeira também explica que, caso as autoridades sanitárias permitam, a intenção é oferecer para o associado o voto presencial, na Vila Belmiro e em sedes de São Paulo, e a distância. 


"A eleição está previsa para ocorrer na primeira quinzena de dezembro. No entanto, precisamos lembrar que ainda vivemos a pandemia. Então, teremos que aguardar as liberações das autoridades. A eleição do Santos tem, em média, 6 mil pessoas. Esperamos que até lá a doença tenha sido controlada. Porém, se continuar com os números que temos hoje, essa quantidade de pessoas será considerada aglomeração. Para evitar isso, tratamos como prioridade oferecer essa alternativa aos sócios. A partir daí, caberá ao associado escolher a forma que ele quer usar para votar: presencial ou a distância". 


Outros temas discutidos no encontro virtual foram ações para a utilização e adequação do espaço para o distanciamento dos eleitores no voto presencial, número e posicionamento de urnas, possibilidades de divisão de associados por seus respectivos números de registro na Vila Belmiro, e, provavelmente, na  sede da Federação Paulista de Futebol, em São Paulo, que através do conselheiro Osvaldo Nico Gonçalves foi oferecida para a realização da eleição na Capital.


Todos os estudos e análises realizados pela Comissão Eleitoral e Comissão Temporária para Acompanhamento dos Trabalhos da Secretaria Social e Cadastro de Sócios, que também faz parte da equipe de trabalho da eleição, serão entregues à Mesa do Conselho para avaliações e posteriormente colocadas em votação no Conselho Deliberativo.


Logo A Tribuna
Newsletter