Santos apura irregularidades no cadastro de associados

Comissão apura a exclusão de 6.597 sócios ativos, mas sem CPF no sistema do programa de torcedores Sócio Rei

Por: Da Redação  -  27/08/20  -  13:17
Estreia do Santos no Brasileirão será na Vila Belmiro, neste domingo
Estreia do Santos no Brasileirão será na Vila Belmiro, neste domingo   Foto: Carlos Nogueira/AT

O Conselho Deliberativo do Santos se reunirá no dia 1º de setembro, de forma virtual, e, entre os pareceres que serão colocados à mesa, há um que apura a exclusão de 6.597 sócios maiores de 18 anos e considerados ativos, mas sem CPF cadastrado na base de dados do programa Sócio Rei, o que dificultaria a identificação. Acontece que, por conta da pandemia, muitos destes desconhecem a situação e, em momento de eleição, por exemplo, estarão impedidos de votar, o que pode gerar  transtornos ao clube. 


A Comissão Temporária para acompanhar os trabalhos da Secretaria Social e Cadastro de Sócios destaca que o Santos publicou um edital, no Jornal A Tribuna, em 15 de dezembro de 2019, convocando os associados para regularizar a situação dentro de 90 dias, mas que muitos podem não ter visto e sabido da condição em que estavam. 


Como os jogos foram interrompidos e agora são realizados sem público, não é de conhecimento de muitos associados ativos, sem CPF no sistema, o cancelamento – em 16 de março deste ano. Não foi sequer realizada uma prova de vida. Entre estes ‘cancelados’ estão, por exemplo, sócios remidos e atletas laureados (que não pagam mensalidades). 


Na lista, ainda aparecem quatro empresas donas de camarotes. Sabe-se que muitos desses contratos são semestrais ou anuais. Portanto, a empresa pode estar em dia com o clube, mas ter sido bloqueada por não ter o CPF (no caso, o CNPJ) no sistema de sócios do clube. 


Ainda são ativos
O segundo parecer da comissão aponta ainda que, de maneira preliminar, dos 6.597 associados excluídos, 144 deles foram votar presencialmente na Vila Belmiro ou na sede da Federação Paulista de Futebol, em São Paulo, em 9 de dezembro de 2017, para definir o presidente do Santos – venceu José Carlos Peres. 


Em outro levantamento da comissão, constatou-se que, em 29 de novembro de 2018, outros 65 sócios – da mesma lista de 6.597 cancelados - votaram na assembleia geral realizada na Vila Belmiro. Esta reprovou os dois pedidos de impeachment contra o presidente Peres.


Ao todo, 48 sócios participaram das duas votações o que, segundo a comissão, demonstra que são sócios vivos e ativos. 


Comissão


Entre os encaminhamentos apresentados pelo grupo de conselheiros que compõem a comissão estão: a verificação pela Comissão de Estatuto, se a Secretaria Social do Santos Futebol Clube realizou procedimentos corretos; a apuração e confirmação do número de excluídos; a lista dos sócios ativos e cancelados, além do esclarecimento das associações donas de camarotes.


Logo A Tribuna
Newsletter