EDIÇÃO DIGITAL

Domingo

19 de Maio de 2019

Rodrygo é convocado para seleção olímpica e pode ter despedida antecipada

Caso o Santos libere o atacante para a disputa do Torneio de Toulon, ele será desfalque no jogo de volta das oitavas da Copa do Brasil e em três rodadas do Brasileirão

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta quarta-feira (15), a lista com os 22 jogadores convocados para o Torneio de Toulon, tradicional competição amistosa entre seleções de base que será realizada, este ano, entre os dias 1 e 15 de junho, na França. Entre os chamados pelo técnico André Jardine para compor a seleção olímpica está o atacante Rodrygo, do Santos. 

Foram convocados apenas jogadores com idade máxima de 22 anos. Rodrygo tem 18, sendo um dos mais novos da relação. A delegação embarca para a França no dia 27 de maio, para a disputa do torneio que serve como primeira etapa de preparação para o Pré-Olímpico, quando a seleção buscará uma vaga nos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio.

Com a convocação, Rodrygo, a priori, desfalcará o Santos no jogo de volta das oitavas da Copa do Brasil, contra o Atlético-MG, no dia 6 de junho, no Pacaembu. Além disso, é provável que ele não esteja presente em três rodadas do Campeonato Brasileiro, quando o Peixe pega os seguintes times: Ceará, dia 2 de junho, Atlético-MG, em 9 de junho, e o Corinthians, dia 12 de junho.

Isso se o clube alvinegro liberar o jogador, que vem jogando com frequência, ainda que não seja titular absoluto, uma vez que o técnico Jorge Sampaoli roda bastante o elenco. O Santos pode pedir a permanência do atacante. Caso ele fique, ele ainda terá mais algumas partidas ao lado da torcida santista antes de partir para a Espanha, onde se apresentará ao Real Madrid, na metade de junho.

A estreia da Seleção no Torneio de Toulon está marcada para o dia 2 de junho, quando enfrenta Guatemala. Três dias depois, o Brasil enfrenta a anfitriã França, em 5 de junho. O encerramento da primeira fase será no dia 8, contra o Catar. Participam também da competição Japão, Chile, Inglaterra, Portugal, China, Bharein, Irlanda e México. Os primeiros colocados de cada grupo, além do melhor segundo lugar, se classificam para a semifinal.

Confira a lista completa de convocados por Jardine:

Goleiros

Lucão - Vasco da Gama
Lucas Perri - Crystal Palace (Inglaterra)
Ivan - Ponte Preta

Defensores

Gabriel - Lille (França)
Murilo Paim - Cruzeiro
Luiz Felipe - Lazio (Itália)
Lyanco - Bologna (Itália)
Emerson - Real Betis (Espanha)
Guga - Atlético-MG
Iago Borduchi - Internacional
Renan Lodi - Athletico-PR

Meias

Douglas Luiz - Girona (Espanha)
Thiago Maia - Lille (França)
Tabata - Portimonense (Portugal)
Wendel - Sporting (Portugal)
Mateus Vital - Corinthians
Matheus Henrique - Grêmio

Atacantes

Pedrinho - Corinthians
Matheus Cunha - RB Leipzig (Alemanha)
Rodrygo - Santos
Antony - São Paulo
Pedro - Fluminense​