EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

10 de Agosto de 2020

Relembre as 5 melhores atuações do Santos em jogos em 2019

Temporada do Peixe teve ótimas performances contra os rivais paulistas e vitória impiedosa sobre o já declarado campeão brasileiro para fechar o ano

O ano de 2019 foi um dos mais importantes para o Santos nos últimos anos, ainda que ele tenha terminado sem o Peixe encher ainda mais sua sala de troféus. Nesta temporada, o time alvinegro, dirigido pelo técnico argentino Jorge Sampaoli, alcançou a maior pontuação na história dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro, um feito que foi reflexo de um trabalho elogiado por todas as partes.

Embora tenha falhado em chegar à final do Campeonato Paulista, o Santos fez uma última partida digna contra o Corinthians no jogo de volta da semifinal, animando seus torcedores para o que viria no restante de 2019. Na Sul-Americana, uma eliminação preconce colocou em xeque o valor do projeto que estava sendo executado. Porém, chegou o Campeonato Brasileiro e o Peixe se manteve firme na briga pela taça, que foi para o Flamengo.

O vice-campeonato do Brasileirão com 74 pontos, 16 a menos que os rubro-negros, coroou a bela campanha do Santos dentro de campo mesmo com problemas internos vindo à tona, como o atraso no pagamento de salários e um dos capítulos da crise política vivida pelo clube: a volta do vice-presidente Orlando Rollo.

Relembre as 5 melhores atuações do Santos em jogos em 2019:

1. Santos 4x0 Flamengo - 38ª rodada do Campeonato Brasileiro (08/12/2019)

Eduardo Sasha foi o artilheiro do Santos no Brasileirão, com 14 gols (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

Considerada por muitos a melhor performance do Santos na temporada, a goleada por 4 a 0 sobre o Flamengo, na Vila Belmiro, na última rodada do Campeonato Brasileiro, decretou o Peixe como vice-campeão do torneio. Os santistas dominaram o adversário do começo ao fim, com mais posse de bola e mais chutes ao gol.

Marinho, Carlos Sánchez, duas vezes, e Eduardo Sasha foram os autores dos gols da acachapante vitória diante da equipe que já tinha se consagrado como campeã brasileira de 2019. O Santos, inclusive, teve chances de fazer com que o placar fosse ainda mais elástico. Foi a última partida de Jorge Sampaoli no comando da equipe.

 

2. Santos 2x0 Palmeiras - 24ª rodada do Campeonato Brasileiro (09/10/2019)

Um dos dois gols anotados pelo Peixe na partida foi do capitão Gustavo Henrique (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

Depois de ter sido engolido pelo Palmeiras no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, fora de casa, o Santos recebeu o rival em casa e se vingou da goleada por 4 a 0 sofrida. Na Vila, o Peixe venceu o time alviverde por 2 a 0. Pelas oportunidades criadas e o controle da partida, o Santos poderia, inclusive, ter devolvido o placar do primeiro jogo.

Gustavo Henrique abriu o marcador, aos 14 minutos, e Marinho fechou o placar, três minutos depois. Aberta a vantagem de dois gols, os santistas souberam administrar o placar e fizeram com que o Verdão sofresse o primeiro revés sob o comando de Mano Menezes. Além disso, com os três pontos conquistados, o Santos assumiu a vice-liderança após o duelo.

 

3. Grêmio 2x1 Santos - 1ª rodada do Campeonato Brasileiro (28/04/2019)

Santos começou o Brasileirão de 2019 convencendo ao derrotar o Grêmio em Porto Alegre (Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Primeiro jogo do Campeonato Brasileiro de 2019. O Santos viajou a Porto Alegre para encarar um rival que não dá mole para os visitantes em sua Arena. O Grêmio recebeu o Peixe e não imaginava que o time de Sampaoli fosse aprontar logo na rodada inaugural da competição. 

Com gols de Eduardo Sasha e Felipe Jonatan no primeiro tempo, os santistas fizeram 2 a 1, tendo sofrido um gol de Everton Cebolinha nos acréscimos da partida, e calaram 34 mil torcedores gremistas que compareceram à partida. O jogo contou, ainda, com uma grande atuação de Vanderlei na segunda etapa, quando o goleiro ainda era preterido como titular no Brasileirão.

O confronto ficou marcado pela imposição do Santos logo na primeira partida do campeonato, sendo na casa de um rival que não tem costume de perder sob seus domínios, passando por cima da pressão e do barulho feito pelos torcedores do Grêmio.

 

4. Santos 4x1 Cruzeiro - 34ª rodada do Campeonato Brasileiro (23/11/2019)

Pituca fechou a goleada por 4 a 1 diante do Cruzeiro no último minuto do tempo regulamentar (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

Ainda que tenha enfrentado o Cruzeiro, um adversário fragilizado àquela altura do campeonato, ocupante da zona de rebaixamento, o Santos exibiu seu bonito e ofensivo futebol na partida válida pelo segundo turno. No primeiro confronto, vitória dos mineiros, ainda comandados por Rogério Ceni, por 2 a 0. Na Vila, a história foi diferente.

Após tomarem um gol aos 14 minutos da etapa inicial, anotado por Orejuela, os alvinegros correram atrás do prejuízo e, de virada, aplicaram uma goleada. Eduardo Sasha, Marinho, Soteldo e Diego Pituca, autores dos gols, foram os principais responsáveis pela reação santista.

 

5. Santos 1x0 Corinthians - Semifinal do Campeonato Paulista (08/04/2019)

Santos lutou até o fim, mas, nos pênaltis, foi superado pelo Corinthians (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

O Santos precisava de uma vitória por dois gols de diferença sobre o Corinthians para avançar à final do Campeonato Paulista, já que o rival havia feito 2 a 1 no jogo de ida da semifinal. No Pacaembu, o Peixe recebeu o time então comandado por Fabio Carille e amassou o adversário, conseguindo furar a retranca corintiana e vencendo por 1 a 0. Com o placar igualitário no agregado, o jogo se encaminhou para os pênaltis. 

Embora tenha perdido nas penalidades máximas e visto o Corinthians ficar com a vaga de finalistas, o Santos teve uma atuação digna de aplausos. Não à toa, os mais de 37 mil santistas presentes no estádio motivaram a equipe mesmo com a desclassificação. Foram quase 70% de posse de bola por parte do Peixe, 22 finalizações, contra apenas três do Corinthians e 382 passes bem-sucedidos.

*Menções honrosas

- Santos 6 x 1 Goiás, 13ª rodada do Campeonato Brasileiro

Tudo sobre: