Para avançar na Copa do Brasil, Santos precisa superar o 'inimigo íntimo' Rodrigo Santana

Técnico do Atlético-MG nasceu, no Saboó, e jogou na base do Peixe e de outros clubes da Cidade

Por: Bruno Lima  -  06/06/19  -  11:04
  Foto: Bruno Cantini/ Flickr Atlético-MG

Para eliminar o Atlético-MG da Copa do Brasil, hoje, às 20 horas, no Pacaembu, e avançar às quartas de final, o Santos terá que superar um ‘inimigo íntimo’. Técnico do Galo, Rodrigo Santana nasceu em Santos e a família mora na Cidade.


Criado no Saboó, Santana, antes de se transformar em técnico, foi jogador. E a sua infância foi vestindo as camisas de clubes da região. O primeiro time do então meia armador foi o Portuários. Posteriormente, vieram oportunidades na base de Santos, Jabaquara e Comercial de Registro, no Vale do Ribeira.


Profissionalmente, Santana não teve destaque. A maior equipe que defendeu foi o América-RN, em 2004. No entanto, um problema com o empresário o fez encurtar a passagem pelo time potiguar.


Aos 28 anos, no Confiança, de Sergipe, Santana teve uma lesão na mão e decidiu encerrar a carreira de jogador e dar início à de treinador. O primeiro desafio como técnico foi no Camboriú. Em 2012, ele comandou a Portuguesa Santista na Série B do Paulista.


“Amo a cidade de Santos. Sempre que estou de férias, é para lá que eu vou. É onde nasci e onde estão os meus familiares até hoje”, disse a A Tribuna On-line.


Sucesso no URT


Antes de chegar ao Atlético-MG, Santana passou por outros clubes. Mas o trabalho que lhe abriu as portas no Galo foi na URT, em 2017. Na ocasião, ele levou a equipe às semifinais do Campeonato Mineiro.


Em 2018, ele foi contratado pelo Atlético-MG para ser coordenador das categorias de base do clube e treinador do time sub-20. Meses depois, Santana virou assistente técnico do elenco profissional e, neste ano, após a demissão de Levir Culpi, foi promovido a treinador.


À frente da equipe mineira, esse será o segundo encontro de Santana com o principal clube da sua cidade de origem. No primeiro, no duelo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, em Belo Horizonte, o resultado foi um empate sem gols.


Com isso, quem vencer o compromisso desta noite estará garantido na próxima fase. Em caso de novo empate, a vaga será decidida nos pênaltis.


Ficha técnica:


Santos x Atlético-MG (0 a 0 no agregado)
Jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil
6 de junho de 2019 (quinta-feira)
20h (de Brasília)
Estádio do Pacaembu (São Paulo-SP)
Transmissão do SporTV (menos para SP) e Premiere


Prováveis escalações:


Santos: Everson; Lucas Veríssimo, Aguilar e Gustavo Henrique; Victor Ferraz, Diego Pituca, Jorge, Sánchez e Jean Lucas; Uribe (Sasha) e Soteldo (Marinho). Técnico: Jorge Sampaoli


Atlético-MG: Victor; Patric, Réver, Igor Rabello e Fábio Santos; José Welison; Cazares, Luan, Elias e Chará; Ricardo Oliveira. Técnico: Rodrigo Santana


Árbitro: Bruno Arleu de Araujo(RJ)


Assistentes:Luiz Claudio Regazone(RJ) e Michael Correia(RJ)


VAR:Rodrigo Nunes de Sa (RJ)


Logo A Tribuna
Newsletter