Novorizontino vence o Santos, que perde liderança do grupo no Paulistão

No Pacaembu, Tigre venceu o Peixe por 1 a 0. Após vitória do RB Brasil, equipe de Jorge Sampaoli caiu para o segundo lugar do Grupo 1

Por: De A Tribuna On-line  -  16/03/19  -  01:40
Santos não foi bem, perdeu do Novorizontino e agora está em segundo lugar do Grupo 1
Santos não foi bem, perdeu do Novorizontino e agora está em segundo lugar do Grupo 1   Foto: Ivan Storti/Santos FC

No último jogo do Santos como mandante na primeira fase do Campeonato Paulista, pouco mais de 10 mil torcedores não gostaram da apresentação da equipe que foi derrotada para o Novorizontino, por 1 a 0. O único gol da partida foi marcado por Murilo Henrique, aos 30 minutos da primeira etapa. Mesmo com um time mais ofensivo do que as últimas escalações, o Peixe esbarrou na defesa do adversário e nos próprios erros.


O resultado deixou o Santos com os mesmos 23 pontos na tabela da classificação. No entanto, após a vitória do RB Brasil sobre o São Bento, também nesta sexta-feira (15), o Peixe caiu para a segunda colocação do grupo 1 da tabela de classificação.


Na próxima e última rodada da primeira fase do Paulistão, o Santos vai até Ribeirão Preto para medir forças contra o Botafogo-SP. A partida, que acontecerá no Estádio Santa Cruz, está marcada para às 21h30. Para voltar a ser o primeiro do grupo, o Peixe precisa vencer e contar com um tropeço do RB, que enfrenta o Guarani em casa.


Antes da bola rolar, o Santos prestou, mais uma vez, homenagens ao eterno ídolo Coutinho, que faleceu na noite de segunda-feira (11), em Santos. Familiares do ex-atacante estiveram no Pacaembu receberam uma placa pela história de Coutinho. Dentro de campo, os jogadores usaram uma camisa personalizada. Na frente, uma foto do ex-atacante e atrás, embaixo dos números, todos os jogadores tinham Coutinho escrito. Por fim, todos os jogadores do Peixe utilizaram uma faixa branca no pulso, referência ao que o camisa 9 fazia nos seus tempos de jogadores para que não fosse confundido com o Rei Pelé.


Aproveitando a classificação antecipada, Sampaoli viu mais uma oportunidade de rodar alguns jogadores do elenco e escalou um time bastante ofensivo, com Rodrygo e Soteldo no campo de ataque. No início, surtiu bastante efeito. O Santos era mais rápido, mais leve, trocava passes no campo de ataque do adversário e pouco deixava o Novorizontino com a bola.


As melhores chances do Peixe abrir o placar aconteceram com a dupla Rodrygo e Cueva. Na primeira, aos oito minutos, a joia santista partiu em contra-ataque pelo lado esquerdo, passou pelo zagueiro e tocou para Cueva. Com o gol aberto, o peruano finalizou, mas não contava com o zagueiro Edson Silva, que afastou o perigo. Na sequência, aos 15, os dois tabelaram dentro da área até que Rodrygo finalizou para a defesa de Vagner.


No momento em que o time era melhor em campo, sofreu o gol. Na jogada de Felipe Marques pelo lado esquerdo do ataque do Tigre, ele entortou Victor Ferraz e tocou para Murilo Henrique. O camisa 10 invadiu a área e bateu cruzado, sem chances para Vanderlei. Após o gol, o Santos se apresentou um time muito desorganizado, errando muitos passes e oferecendo pouco perigo a defesa adversária.


Autor do único gol do jogo, Murilo Henrique caprichou na comemoração
Autor do único gol do jogo, Murilo Henrique caprichou na comemoração   Foto: Folhapress

Do mesmo jeito que terminou a primeira etapa, o Santos assim continuou durante os últimos 45 minutos. Os visitantes, com a vantagem, se fecharam na defesa e aproveitavam algumas brechas para apostar em um contra-ataque, ou então em um erro de saída de bola dos santistas. Mesmo não apresentando um bom futebol, o Peixe até teve suas chances de igualar o marcador.


Na principal delas, Jean Mota ficou com a bola na entrada da grande área após o corte parcial da defesa do cruzamento de Soteldo. O meia, artilheiro do Paulistão, optou por não tentar a finalização de pé direito, puxou para o pé esquerdo e mandou para o gol. A bola passou por cima da meta do goleiro Vagner, mas com muito perigo.


Mesmo se preocupado em não sofrer o gol, o Novorizontino teve as suas oportunidades de ampliar o placar, todas elas com o ataque Felipe Marques. Na principal delas, aos 32, Carlinhos fez a jogada e tocou para Cléo Silva, que fez o pivô. Felipe fintou Luiz Felipe, ficou cara a cara com Vanderlei, mas a finalização foi por cima do gol.


Já na parte final do jogo, o Santos ainda tentava de todas as formas. Aos 33, Jean Mota arriscou de longe e a bola passou pelo lado direito de Vagner. Já aos 38, o cruzamento de Sánchez foi perfeito, mas a cabeçada de Felippe Cardoso foi longe de ser perfeita. E aos 45, antes da placa sinalizar os acréscimos, a cobrança de escanteio de Sánchez encontrou Felipe Jonatan. O lateral-esquerdo do Peixe desviou primeiro que o goleiro do Novorizontino, mas a bola foi caprichosamente para fora.


Rodrygo será jogador do Real Madrid a partir da próxima temporada europeia
Rodrygo será jogador do Real Madrid a partir da próxima temporada europeia   Foto: Ivan Storti/Santos FC

Ficha técnica


Santos 0 x 1 Novorizontino


Local - Estádio do Pacaembu, em São Paulo.


Público e renda - 10.079 torcedores / R$ 215.767,00


Gols - Murilo Henrique, aos 30 do 1º tempo.


Cartões amarelos - Adilson Goiano, Diego Pituca e Matheus Salles.


Árbitro - Salim Fende Chavez.


Santos - Vanderlei; Victor Ferraz, Aguilar, Luiz Felipe e Felipe Jonatan; Diego Pituca, Carlos Sánchez, Cueva (Felippe Cardoso) e Jean Mota; Soteldo (Copete) e Rodrygo (Eduardo Sasha). Técnico: Jorge Sampaoli.


Novorizontino - Vagner; Lucas Ramon (Dudu Vieira), Everton Sena, Edson Silva e Paulinho; Adilson Goiano, Jean Patrick (Danielzinho) e Matheus Sales; Murilo Henrique (Carlinhos), Cléo Silva e Felipe Marques. Técnico: Roberto Fonseca.


Logo A Tribuna
Newsletter