No Lyon, Marcelo discorda de fim antecipado da liga e não descarta voltar ao Santos um dia

Zagueiro foi revelado pelo Peixe em 2007. Com o encerramento do Campeonato Francês, sua equipe acabou sendo prejudicada

Por: Nathalia Perez  -  15/05/20  -  12:49
Zagueiro joga no Lyon desde 2017. Sua transferência rendeu R$ 700 mil ao Peixe
Zagueiro joga no Lyon desde 2017. Sua transferência rendeu R$ 700 mil ao Peixe   Foto: Divulgação/Olympique Lyonnais

A Liga de Futebol Profissional da França (LFP) formalizou, no fim de abril, o encerramento antecipado do Campeonato Francês devido à pandemia do novo coronavírus. Com isso, o Paris Saint-Germain, que era líder antes da paralisação dos jogos, se consagrou campeão. A decisão, contudo, não agradou a todos. O zagueiro vicentino Marcelo, formado no Santos e atual jogador do Lyon, disse não concordar com o desfecho desta temporada da liga.


"Naquele momento [do pico do surto do novo coronavírus], foi importante paralisar o campeonato, porque a probabilidade de contaminação era muito grande. De acordo com o tempo, as coisas foram melhorando e a liga decidiu encerrar o campeonato de vez. Acho que foi uma decisão precipitada, porque outras ligas grandes estão voltando", opinou o defensor, que atua na França desde 2017, em conversa com ATribuna.com.br.


Antes das pausa nas atividades, o Lyon ocupava a sétima posição na tabela, fora da zona de classificação para as competições europeias. Faltavam 10 rodadas para o fechamento da temporada, e o time de Marcelo estava a nove pontos de distância da última equipe que ia se garantindo em um torneio continental, o Lille. O ex-Menino da Vila crê que existia a possibilidade de uma recuperação por parte do Lyon.


"A gente poderia muito bem ter ganhado os últimos jogos, ter somado mais pontos e conseguido um posicionamento melhor na tabela. Economicamente, não disputar a Liga Europa ou a Liga dos Campeões é um baque muito grande para o clube. Um clube como o Lyon, a força que tem, não pode ficar fora de uma liga europeia", comentou ele ao concordar com as últimas declarações do presidente do clube, Jean-Michel Aulas, nas quais destacou o prejuízo financeiro que as equipes terão com a decisão do fim da liga ter sido antecipado.


Por outro lado, Marcelo demonstrou estar esperançoso com uma possível volta aos treinos e a chance de jogar a segunda partida das oitavas de final da Liga dos Campeões, contra a Juventus, na Itália. Na França, o Lyon levou a melhor por 1 a 0, com gol de Tousart.


Voltar para o Santos?


Marcelo está há 12 anos na Europa. No continente, passou por cinco ligas diferentes (polonesa, holandesa, alemã, turca, e, agora, francesa). O zagueiro deixou o Brasil em busca do sonho europeu bem novo. Embora seu vínculo com o futebol brasileiro tenha sido breve e ele tenha jogado mais tempo nas categorias de base do Santos do que no profissional, o defensor revelou que tem uma grande ligação como clube mesmo após mais de uma década de sua saída.


"O Santos me proporcionou essa oportunidade de realizar meu sonho aqui fora. O carinho, respeito e admiração que tenho são tremendos, muito fortes. Se um dia houver a possibilidade de jogar no Santos, com certeza ficarei feliz, mas não penso em voltar para o Brasil agora. Feliz de ser Menino da Vila, de ter saído lá do Pompeba, em São Vicente, e ter chegado no Santos e ter sido campeão paulista", declarou.


Logo A Tribuna
Newsletter