Logo A Tribuna

Narrador de rádio gaúcha chama Lucas Braga de 'crioulinho'; Santos aciona departamento jurídico

“Quem é o crioulinho que está caído no chão?”, perguntou Haroldo de Souza ao repórter da rádio que estava na Arena do Grêmio. Ele ainda se referiu ao atacante como "cidadão de cor" e "moreno"

Por: Bruno Lima  -  04/02/21  -  01:01
Atualizado em 04/02/21 - 01:12

O Santos, por meio do seu departamento Jurídico, tomará medidas cabíveis contra o narrador da rádio Grenal, de Porto Alegre, Haroldo de Souza, que, durante o empate por 3 a 3 do Peixe com o Grêmio, nesta quarta-feira (3), se referiu ao atacante Lucas Braga como “crioulinho” e “cidadão de cor”.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


“Quem é o crioulinho que está caído no chão?”, perguntou Haroldo ao repórter da rádio que estava na Arena do Grêmio. Ao ser informado de que se tratava de Lucas Braga, o narrador prosseguiu: “O moreno, o cidadão de cor, numa boa”.


Após a partida, o Santos emitiu nota oficial lamentando o fato e cobrando reação por parte da rádio. Confira a nota:


“O Santos não vem por meio desta apenas lamentar ou repudiar os termos racistas utilizados pelo narrador Haroldo de Souza, da Rádio Grenal.


Não cabem mais lamentos ou notas de repúdio sobre racismo em pleno 2021. Cabe ação e mobilização.


O Clube, através de seu Departamento Jurídico, tomará medidas cabíveis, da mesma maneira esperamos uma reação efetiva do veículo de comunicação empregador desse senhor e da própria comunidade que compõe a audiência de tal rádio.


É no silêncio, na omissão, na relativização frente ao preconceito que o racismo cresce silenciosamente e se estabelece de forma estrutural em nossa sociedade.


Basta de tolerância com racismo!


Basta!”.


Logo A Tribuna