Mircea Lucescu confirma que foi procurado pelo Santos, diz jornalista romeno

Técnico romeno treinou o Shakhtar por mais de 10 anos e é conhecido por ter uma boa relação com jogadores brasileiros. Treinador irá avaliar a proposta após o Ano Novo

Por: De A Tribuna On-line  -  17/12/19  -  15:03
  Foto: Divulgação/FC Shakhtar Donetsk

Na busca por um treinador para preencher o cargo deixado por Jorge Sampaoli, o Santos procurou o romeno Mircea Lucescu, de 74 anos, que fez história no comando do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. O contato foi confirmado pelo próprio técnico, segundo o jornalistaEmanuel Roşu, seu conterrâneo.


"É uma proposta verdadeira e concreta [por parte do Santos]. Ainda não tomei uma decisão. Farei isso depois do Ano Novo. Recebi outras propostas interessantes", teria dito Lucescu, que está sem clube desde fevereiro, quando rescindiu seu contrato com a federação turca após cerca de dois anos como treinador da seleção da Turquia.


Conhecido por ter uma boa relação com jogadores brasileiros e ter dado oportunidades a atletas do País de começar uma carreira na Europa, o romeno conquistou títulos importantes em 12 temporadas (entre 2004 e 2016) à frente da equipe do Shakhtar. Lá, foi campeão ucraniano oito vezes, faturou seis Copas da Ucrânia, sete Supercopas da Ucrânia e uma Copa da Uefa, como era chamada a Liga Europa.


Por ter trabalhado com uma grande quantidade de brasileiros ao longo de sua carreira, Lucescu aprendeu a falar português.


Como jogador, o romeno atuava como ponta direita e nunca jogou fora da Romênia. Como técnico, teve passagens pelo futebol italiano (Internazionale, Brescia, Pisa e Reggiana), pelo turco (Besiktas e Galatasaray) e russo (Zenit).


A prioridade da diretoria santista é contratar um técnico estrangeiro. Porém, o Santos quer agilizar o processo e já anunciar o novo treinador ainda nesta semana. Lucescu, de acordo com o próprio, só irá avaliar a proposta do Peixe em 2020.


Logo A Tribuna
Newsletter