EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

20 de Maio de 2019

Melhor time do Paulista, Santos mira liderança geral e decisões em casa

O Peixe precisa de mais duas vitórias e um empate para carimbar a sua classificação à fase de mata-mata

Líder do Grupo A do Campeonato Paulista com 18 pontos, o Santos precisa de mais duas vitórias e um empate nos cinco jogos que restam da primeira fase para carimbar a classificação às quartas de final. Mas isso não significa que após chegar ao mata-mata o time poderá tirar o pé.

Primeiro colocado na classificação geral do Estadual, o time da Vila Belmiro vai tentar seguir vencendo para  decidir os duelos eliminatórios em casa –  os jogos do mata-mata seguirão contando pontos. Ou seja, mesmo terminando a primeira fase em primeiro lugar, o Peixe poderá ser ultrapassado na classificação até a final se parar de ganhar. 

Nas duas últimas vezes em que chegou à final do Paulistão, em 2015 e 2016, o Santos, mesmo não terminando a classificação geral na liderança, foi somando pontos nas fases seguintes e decidiu o título como mandante e venceu Palmeiras e Audax, respectivamente.

Mais: nos últimos quatro anos, apenas o Palmeiras, em 2018, não se sagrou campeão fazendo o último jogo em casa. O Verdão foi derrotado nos pênaltis pelo  Corinthians, em pleno Allianz Parque. Em 2017, o Timão, na Arena Corinthians, comemorou o título após vencer a Ponte Preta.

Atualmente, Palmeiras, adversário do próximo sábado, no Allianz Parque, e Red Bull Brasil, vice-líder da chave do Santos, empatados com 14 pontos, são os times que mais se aproximam do Peixe na classificação geral. 

Curiosidade campeã

Apesar da primeira colocação na classificação geral ser importante, nas últimas quatro edições do Campeonato Paulista o time que terminou a primeira fase do Estadual como  vice-líder foi o campeão. 
Em 2015, o Corinthians foi à fase eliminatória como o primeiro colocado e o Santos em segundo lugar. O Timão caiu nas semifinais para o Palmeiras e, na decisão, o Peixe venceu o Verdão. 

Em 2016, o Corinthians foi o líder geral da primeira fase, com o Santos na vice-liderança. Na ocasião, o Alvinegro da Capital foi novamente eliminado nas semifinais, mas agora pelo Audax, que não surpreendeu o time da Vila Belmiro na final.

Em 2017, o Palmeiras foi o primeiro colocado na fase de classificação, com o Corinthians logo atrás. O Verdão, contudo, parou nas semifinais para a Ponte Preta, que foi derrotada pelo Timão na finalíssima. 

No ano passado, a mesma coisa: Palmeiras em primeiro e o Corinthians na vice-liderança. Os arquirrivais foram até a decisão, ocasião na qual o Timão ergueu a taça.