Há 107 anos, o Santos entrava em campo pela primeira vez em sua história

Em 15 de setembro de 1912, o Peixe fez sua primeira partida de todos os tempos. E venceu

Por: De A Tribuna On-line  -  16/09/19  -  15:46
  Foto: Divulgação/Santos FC

Há 107 anos, o Santos fazia o primeiro jogo oficial de toda sua história. Naquele 15 de setembro de 1912, um domingo, o Peixe, então conhecido como Santos Foot-Ball Clube, entrou em campo pela primeira vez e teve como adversário homônimo Santos Athletic Club, hoje chamado de Clube dos Ingleses. O placar foi de 3 a 2 para o Alvinegro Praiano.


Naquela época, a Vila Belmiro ainda não havia sido construída. O jogo foi realizado no local anteriormente chamado de Velo Santista e depois de Campo da Avenida Ana Costa, um terreno que pertencia ao senhor Ovídio Lima, situado no número 22 da referida avenida, e usado como campo pelo Clube Atlético Internacional. Hoje, lá se situa a Igreja do Coração de Maria.


Às 14h40 o árbitro Praxedes Leão apitou e a bola rolou oficialmente para os santistas. A equipe alvinegra começava com o goleiro francês Julien Fauvel e terminava com nada menos que Arnaldo Silveira, de 18 anos, futuro titular e capitão da Seleção Brasileira campeã da Copa Roca de 1914 e do Sul-americano de 1919. Também se destacava na equipe o ponta-direita Adolpho Millon, que completaria 17 anos no dia seguinte e seria companheiro de Arnaldo também na Seleção Nacional.


O time completo do Santos brasileiro formou com Julien Fauvel, Sidnei e Arantes; Ernani, Oscar e Montenegro; Adolpho Millon, Hugo, Nilo, Simon e Arnaldo Silveira. Um jogador chamado Belmarço também atuou nessa partida, mas não há certeza de quem foi substituído.


Comandados pelo atacante Harold Charles Cross, o time dos ingleses, também conhecido como 'O Tricolor da Vila Macuco', jogou com Parsons, Kent e Deweck; Wood, Seddon e Lee; Saul, De Saone, Allen, V. Cross e Harold Cross.


Bem disputada, a partida terminou empatada em 1 a 1 no primeiro tempo, gols de Lee para os ingleses e de Arnaldo Silveira para o Santos – que assim se tornou o primeiro a marcar um gol oficial pelo Alvinegro. Na segunda etapa, Lee voltou a marcar para o Santos Athletic, mas Arnaldo e Millon garantiram a pioneira vitória santista, por 3 a 2.


*Com informações do Santos FC.


Logo A Tribuna
Newsletter