Ex-goleiro do Santos, Sérgio Guedes aprova escalação de John contra o Internacional

Com a ausência de João Paulo e Vladimir, ele deve ser o titular diante do Colorado, sábado (14), na Vila Belmiro

Por: Bruno Lima  -  12/11/20  -  11:00
John tem 1,96 cm e, se escalado no sábado, será o goleiro mais alto do Brasileirão
John tem 1,96 cm e, se escalado no sábado, será o goleiro mais alto do Brasileirão   Foto: Ivan Storti/Santos

O surto de coronavírus que atingiu a Vila Belmiro tirou de combate pelos próximos dias os goleiros João Paulo e Vladimir – este último também se recupera de uma cirurgia no pé direito. Assim, a tendência é de que a meta alvinegra no sábado (14), diante do Internacional, na Vila Belmiro, seja ocupada pelo arqueiro John, de 24 anos. Para conhecer as características do jogador, ATribuna.com.br conversou com Sérgio Guedes, ex-goleiro do Peixe e da Seleção Brasileira no início da década de 90, e que foi técnico de John na Portuguesa Santista durante a disputa da Série A2 do Campeonato Paulista de 2019. 


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


Revelado nas categorias de base do Santos, John disputou apenas um jogo pela equipe profissional da Vila Belmiro. Foi no empate por 1 a 1 com o Benfica, em amistoso disputado no Alçapão Alvinegro, em 2016. Isso, no entanto, não deve ser um problema para o goleiro, segundo Guedes. 



“Foi muito bom ele ter ido para a Portuguesa Santista. Sofreu um pouco, mas amadureceu bastante. Ele não sabia que precisava da experiência vivida na Briosa e me disse isso. Acredito que ele tem tudo para ir bem. Imagino que estará mais confiante por tudo que passou Portuguesa. Acho que ele vai ser sair bem. Vai estar bem respaldado pelos jogadores e pelo ótimo trabalho que é feito pelos preparadores de goleiros do Santos”, disse Guedes, hoje técnico do Água Santa. 

Sobre as características, Guedes, sem fazer comparações, aponta algumas semelhanças entre John e Dida, ex-goleiro de Cruzeiro, Corinthians, Milan e Seleção Brasileira. 


John em ação pelo Santos no amistoso com o Benfica, na Vila Belmiro, em 2016
John em ação pelo Santos no amistoso com o Benfica, na Vila Belmiro, em 2016   Foto: Ivan Storti/Santos FC

“Ele, embora grandão, é muito ágil. Tem bons quesitos e tem tudo para corresponder. É um goleiro moderno. É bem preparado. Tem o biótipo do Dida, boa reposição de bola e assimila muito bem as situações de jogo. É um atleta calmo. Tem bom posicionamento, e noção de orientação à defesa. É frio. Mesmo que esteja intranquilo na partida, não demonstra, o adversário não percebe”, acrescenta Guedes.

Maior goleiro do Brasileirão

Se confirmado no time titular do Santos diante do Colorado, John ostentará o título de maior goleiro do Campeonato Brasileiro. Com 1,96 cm, ele se igualará a Cássio, do Corinthians, como o goleiro mais alto da competição. 

No Peixe desde 2011, John passou pelos times sub-17, sub-20 e sub-23. Em 2013, foi convocado para representar a seleção brasileira sub-17 no sul-americano da categoria, disputado na Argentina.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter