Duelo de treinadores estrangeiros marca o confronto entre Santos e Flamengo neste sábado

Treinador português Jorge Jesus e o argentino Jorge Sampaoli comandam as equipes que entrarão em campo pela 19ª rodada do Brasileiro, às 17h, no Maracanã

Por: Bruno Lima & Da Redação &  -  14/09/19  -  17:01
À frente do Flamengo, Jorge Jesus, e do Santos, Jorge Sampaoli
À frente do Flamengo, Jorge Jesus, e do Santos, Jorge Sampaoli   Foto: Alexandre Vidal/Flamengo e Irandy Ribas/AT

O duelo entre Flamengo e Santos,neste sábado (14), às 17h, no Maracanã, pela 19ª rodada do Brasileiro, colocará frente a frente os dois únicos treinadores estrangeiros da competição. Apreciadores do futebol ofensivo, o português Jorge Jesus e o argentino Jorge Sampaoli comandam as equipes que entrarão em campo para decidir o título simbólico do primeiro turno. 


Dono da primeira posição, o Rubro-Negro tem 39 pontos, enquanto o Peixe, segundo colocado, tem 37. 


Sampaoli e Jesus também têm bons números individuais desde que desembarcaram no Brasil. No comando técnico do Santos desde o início da temporada, o argentino disputou 45 jogos entre os campeonatos Paulista e Brasileiro, Copa do Brasil e Sul-Americana. Ao todo, foram 24 vitórias, 11 empates e 10 derrotas. Isso significa que dos 135 pontos disputados no time da Vila Belmiro, Sampaoli conquistou 83 – aproveitamento de 61%.


Contratado em junho deste ano, Jesus já esteve à frente do Flamengo em 15 compromissos válidos pelo Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores. O português obteve nove vitórias, quatro empates e foi derrotado em duas ocasiões. Ou seja: dos 45 pontos em jogo, ele ganhou 31. Aproveitamento de 68%. 


Dor da eliminação


Os gringos, no entanto, não têm navegado apenas por águas tranquilas por aqui. Os dois já precisaram lidar com a dor da eliminação em importantes competições no Brasil.


Sampaoli, aliás, sofreu com esse sentimento três vezes. Sob o seu comando, o Peixe foi desclassificado na primeira fase da Copa Sul-Americana, nas semifinais do Campeonato Paulista e nas quartas de finais da Copa do Brasil.


Jesus, apesar do pouco tempo de trabalho, foi eliminado nos pênaltis pelo Athletico-PR, também nas quartas da Copa do Brasil.


Tropeços superados, a dupla tenta levar os seus respectivos clubes ao título do Campeonato Brasileiro e, assim, repetir um feito que não ocorre há 60 anos, quando o argentino Carlos Volante comandou o Bahia no título nacional de 1959.


Cueva


Depois de ser descartado no Santos, o peruano Cueva está relacionado para o jogo contra o Flamengo. Ele não atua pela equipe santista desde 26 de maio, no empate em 0 a 0 com o Internacional, na Vila Belmiro. De lá para cá, o atleta jogou apenas pela seleção peruana. A intenção da diretoria alvinegra era vender Cueva, mas como não apareceu proposta que agradasse, ele foi reintegrado. Por outro lado, o meia Evandro será desfalque, por conta de dores na coxa esquerda.


Jogo


Flamengo


Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Willian Arão, Gerson, Arrascaeta e Everton Ribeiro; Bruno Henrique e Gabriel.
Técnico: Jorge Jesus.


Santos


Everson; Ferraz, Gustavo Henrique, Veríssimo e Jorge; Alison, Sánchez, Felipe Jonatan (Aguilar) e Jean Mota (Cueva); Soteldo e Sasha.


Técnico: Jorge Sampaoli.


Pendurados: Gustavo Henrique, Carlos Sánchez e Uribe


Árbitro: Braulio da Silva Machado (Fifa/SC).
Local:Maracanã, no Rio de Janeiro, sábado (14), às 17h. Transmissão do Premiere.


Logo A Tribuna
Newsletter