EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

6 de Dezembro de 2019

Diante de Bolsonaro, Santos encara o Tricolor em jogo histórico na Vila neste sábado

Será a primeira vez que o Peixe jogará para um presidente em casa

O clássico desta tarde, às 17h, na Vila Belmiro, entre Santos e São Paulo, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro, será histórico. Com a presença de Jair Bolsonaro na Vila Belmiro, o time alvinegro jogará pela primeira vez em seus domínios diante de um presidente da República.

Segundo o Centro de Memória do clube, outros três presidentes já assistiram aos jogos do Santos de perto. Porém, sempre com o Peixe atuando fora de casa. 

A primeira vez ocorreu em um amistoso no ano de 1927, no dia 21 de abril, durante na vitória do Santos sobre o Vasco, por 5 a 3, em São Januário. Na ocasião, o presidente Washington Luiz se fez presente ao estádio vascaíno.

Em 19 de março de 1968, também em um amistoso, o presidente Costa e Silva foi a Goiânia acompanhar o empate por 3 a 3 entre Santos e Goiás. 

No ano seguinte, em 26 de outubro, Santos e Fluminense empataram por 0 a 0, no Maracanã, pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, sob os olhares do presidente Emílio Garrastazu Médici.

Consideração

A visita de Bolsonaro à Vila Belmiro dividiu o torcedor do Santos entre favoráveis e contrários a ele. Algumas das torcidas organizadas divulgaram manifestos expressando contrariedade com a presença do presidente no estádio santista na quinta-feira.

Na rede social Twitter, o assunto esteve entre os mais comentados dos últimos dias, com as hashtags #BolsonaronaVilanão e #BolsonaronaVilasim.

Em Guarujá, onde passa o feriado da Proclamação da República no Forte dos Andradas, o presidente, que torce para o Palmeiras, se mostrou ciente dessa divisão, mas afirmou esperar ser respeitado.

“O pessoal sabe que torço para o Palmeiras, mas eu sou um amante do futebol e estou indo assistir a um espetáculo. E mais ainda: a torcida do Santos vai me tratar com consideração, como sempre tratei todas as torcidas do Brasil”, disse Bolsonaro. “O pessoal sabe que sou porco [em referência ao Palmeiras], e no último jogo [contra o Santos] perdemos [de 2 a 0]. Mas a torcida do Santos sabe que respeito o time e a torcida”.

Ficha técnica

Santos
Everson; Victor Ferraz, Lucas Veríssimo, Gustavo Henrique e Jorge; Alison, Carlos Sánchez, Felipe Jonatan (Tailson ou Jean Mota) e Evandro; Marinho e Sasha. 

Técnico: Jorge Sampaoli.

São Paulo
Tiago Volpi; Juanfran, Bruno Alves, Arboleda e Reinaldo; Jucilei, Tchê Tchê, Daniel Alves e Igor Gomes; Pablo e Vitor Bueno. 

Técnico: Fernando Diniz.

Pendurados
Gustavo Henrique, Luan Peres, Jobson, Jean Mota, Marinho e Jorge Sampaoli.

Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP).

Local: Vila Belmiro, em Santos, neste sábado (16), às 17h. Transmissão do Premiere.
 

Série A 

Sábado (16) 
17h - Santos x São Paulo
19h - Fluminense x Atlético-MG

Domingo (17) 
16h - Bahia x Palmeiras 
16h - Grêmio x Flamengo 
18h - Corinthians x Internacional
18h - Athletico-PR x Botafogo
18h -Chapecoense x Ceará
19h - Fortaleza x CSA

Segunda-feira (18)
19h30 - Vasco x Goiás 
20h - Cruzeiro x Avaí

Tudo sobre: