Com muitos sustos, Santos perde, mas gol de Jorge garante classificação na Copa do Brasil

Depois de levar 2 a 0 no primeiro tempo para o Vasco, gol de lateral-esquerdo garantiu a classificação do Peixe para a fase de oitavas de final da competição

Por: De A Tribuna On-line  -  25/04/19  -  02:21
Titular, Jorge marcou seu primeiro gol com o Santos que garantiu a classificação na Copa do Brasil
Titular, Jorge marcou seu primeiro gol com o Santos que garantiu a classificação na Copa do Brasil   Foto: Ivan Storti/Santos FC

Foi difícil, foi complicado e com muitos sustos. Dessa forma, o Santos garantiu classificação na Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira (24), no Estádio São Januário, no Rio de Janeiro, o Vasco venceu por 2 a 1, mas quem saiu sorridente ao fim de jogo foram os jogadores do Peixe.


Após a vantagem de 2 a 0 construída na partida de ida, na Vila Belmiro, o Santos levou muitos sustos, tanto que foi para o intervalo com o mesmo 2 a 0 revés. No entanto, Jorge, ex-jogador do rival vascaíno, Flamengo, marcou seu primeiro gol com a camisa do Santos, o suficiente que levou à fase seguinte da competição.


Parecia que, em certo ponto do segundo tempo, que a classificação estava garantida, mas alguns erros bobos individuais do sistema defensivo causaram grande apreensão no torcedor santista. Além disso, o Vasco marcou um gol nos acréscimos, no entanto o impedimento foi marcado corretamente.


Além da vantagem cosntruída no jogo de ida, os primeiros minutos de bola rolando em São Januário foram controlados pelo Santos. Tanto que por pouco Jean Mota não abriu o marcador. O chute de fora da área do meia foi totalmente despretensioso, mas acertou a trave e levou muito perigo. O Santos controlava a partida, até o primeiro gol do Vasco, que surgiu de uma falha individual.


Aos oito minutos, Aguilar tentou sair jogando, mas errou o passe. Na sequência, Maxi Lopez recebeu na entrada da grande área, tocou de calcanhar para trás. Com muita precisão, Raul finalizou e abriu o marcador para o Vasco. O gol incendeou o torcedor vascaíno que compareceu à Colina para acompanhar a partida.


Jean Mota teve um dos poucos destaques do Santos no primeiro tempo
Jean Mota teve um dos poucos destaques do Santos no primeiro tempo   Foto: Ivan Storti/Santos FC

O Santos se desestabilizou e pouco fez na primeira etapa. Com exceção a uma finalização de Alison, meio que um voleio, e que assustou, o Alvinegro da Vila não esteve uma noite muito inspirada. Não bastasse a pouca criatividade e efetividade no ataque, veio o segundo gol. Em cobrança de escanteio, Everson ficou plantado no gol, Derlis González não acompanhou o marcador e Ricardo, livre, cabeceou para o gol, ampliando para 2 a 0, o que levaria a decisão para saber quem avança na disputa de pênaltis.


Na volta do intervalo, o Santos ficou mais ofensivo com a entrada de Soteldo no lugar de Alison. A medida surtiu efeito de imediato, tanto que o gol do Peixe saiu em jogada do venezuelano. Pelo lado esquerdo, como sempre, o venezuelano cruzou. Após desvio parcial, Jorge ficou com o rebote e emendou um lindo chute, marcando seu primeiro gol com a camisa do Peixe.


O Peixe teve mais posse de bola e teve oportunidades para empatar o marcador, mas pecou em diversos erros de passe e de finalização. O Vasco tentava de todos os jeitos e, na parte final, já nos acréscimos, começou a ver uma luz no fim do túnel. Aos 47, o mesmo Ricardo, autor do primeiro gol, mandou para as redes de cabeça após novo cruzamento e falha de Everson. No entanto, foi anotado impedimento, o que gerou muita reclamação dos vascaínos.


Depois de um gol irregular, muitas falhas e erros do time santista, parecia que a classificação de fato viria, mas não antes de um novo lance bizarro. Na tentativa de afastar, Gustavo Henrique se desequilibrou e não pegou em cheio na bola. Maxi Lopez, dentro da área, ficou com ela, mas a finalização foi por cima do gol.


Aos oito minutos, Jorge acertou um belo chute de fora da área, marcando seu primeiro gol com a camisa do Peixe
Aos oito minutos, Jorge acertou um belo chute de fora da área, marcando seu primeiro gol com a camisa do Peixe   Foto: Ivan Storti/Santos FC

Ficha técnica


Vasco da Gama 2 x 1 Santos


Local - Estádio São Januário, no Rio de Janeiro.


Gols - Raul, aos 12 minutos do 1º tempo; Ricardo, aos 38 minutos do 1º tempo; Jorge, aos 8 minutos do 2º tempo.


Cartões amarelos - Lucas Mineiro, Alison, Raul Cáceres e Soteldo.


Público e renda - 8.859 torcedores / R$ 181.098,00. 


Árbitro - Rafael Traci.


Vasco da Gama - Fernando Miguel (Alexander); Raul Cáceres, Werley e Leandro Castán (Ricardo); Lucas Mineiro, Raul (Yan Sasse), Yago Pikachu, Danilo Barcelos e Lucas Santos; Marrony e Maxi Lopez. Técnico: Marcos Valadares.


Santos - Everson; Victor Ferraz, Aguilar, Gustavo Henrique e Jorge; Alison (Soteldo), Diego Pituca, Carlos Sánchez (Jean Lucas) e Jean Mota (Yuri); Rodrygo e Derlis González. Técnico: Jorge Sampaoli.


Logo A Tribuna
Newsletter