Apesar da derrota para o Flamengo, Santos faz seu melhor primeiro turno de Brasileiro desde 2004

Recentemente, a melhor campanha alvinegra na primeira metade da competição ocorreu em 2017, com 35 pontos

Por: Bruno Lima  -  16/09/19  -  00:45
  Foto: Ivan Storti/Santos FC

A brilhante finalização de Gabriel e o posicionamento adiantado de Everson, no gol da vitória do Flamengo sobre o Santos, neste sábado (14), no Maracanã, por 1 a 0, pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, ainda machucam o torcedor santista. Porém, há o que se comemorar. Os 37 pontos conquistados pelos comandados de Jorge Sampaoli fizeram o Peixe construir sua melhor campanha na primeira metade da competição dos últimos 15 anos.

Desempenho superior na era dos pontos corridos, o time da Vila Belmiro só conquistou em 2004, quando se sagrou campeão simbólico do primeiro turno, com 41 pontos. Em 2003, o Santos foi vice-campeão da primeira metade somando 44 pontos.

Nessas duas edições, no entanto, o Brasileirão era disputado por 24 times.

Desde então, a melhor campanha do Peixe havia sido em 2017, quando o Alvinegro somou 35 pontos e, assim como neste ano, terminou em terceiro lugar.

Liderança

Se o título simbólico do primeiro turno não veio, o Santos termina essa primeira metade do Brasileirão na liderança de alguns fundamentos.

Segundo o Footstats, o Peixe é o time com maior posse de bola, junto com Grêmio: média 57%.

São santistas também os títulos de time que mais rouba bolas e mais finaliza corretamente nas 19 primeiras rodadas da competição: 412 e 124, respectivamente.

O time da Vila Belmiro, porém, têm uma liderança negativa. Os comandados de Sampaoli são que mais receberam cartões no campeonato. Foram 55 amarelos e três vermelhos.
 


Logo A Tribuna
Newsletter