Técnico-mecânico que trabalhou na Stock Car cria respirador

Arlindo Romero utilizou componentes disponíveis no mercado de autopeças para montar equipamento

Por: Da Redação  -  28/04/20  -  11:44
Romero entregou o aparelho ao prefeito de Ubatuba, que o recebeu com o comitê de emergência
Romero entregou o aparelho ao prefeito de Ubatuba, que o recebeu com o comitê de emergência   Foto: Divulgação

A crise causada pela pandemia viu na ausência de respiradores para infectados seu maior desafio. Em diversas partes do mundo, grandes montadoras e equipes de Fórmula 1 pararam suas produções para desenvolver e construir mais equipamentos.


No Brasil, Arlindo Romero, técnico-mecânico com passagens por marcas como Renault e por equipes da Stock Car, criou um respirador utilizando componentes disponíveis no mercado de autopeças.


“Depois de alguns telefonemas para amigos eu já tinha conseguido tudo o que eu imaginava que fosse precisar. Dois dias de trabalho na garagem e foi possível testar todas as ideias que estavam na cabeça”, conta.


Morador de Ubatuba, Romero entregou o aparelho ao prefeito da cidade, que o recebeu juntamente com o comitê de emergência local. Neste momento, o futuro do projeto depende de decisões jurídicas e da aprovação de instâncias superiores da Saúde.


Paralelamente a isso, Romero segue trabalhando na documentação do projeto para, que assim que tiver a autorização judicial, divulgar na internet com os detalhes necessários para que ele possa ser replicado. “Espero que ele possa chegar a tempo de contribuir para diminuir as perdas humanas”.


Logo A Tribuna
Newsletter