Pentatlo moderno divulga nova qualificação para os Jogos de Tóquio

Mudanças foram feitas por causa da pandemia do novo coronavírus; Mundial de 2021 será um dos eventos com vaga direto para a competição na capital japonesa

Por: Por ATribuna.com.br  -  03/05/20  -  15:21
Atualizado em 03/05/20 - 15:28
Das 72 vagas que o esporte terá direito no torneio do Japão, 26 ainda estão abertas
Das 72 vagas que o esporte terá direito no torneio do Japão, 26 ainda estão abertas   Foto: Divulgação/UIPM

A União Internacional de Pentatlo Moderno (UIPM) divulgou o novo sistema de qualificação da modalidade para os Jogos Olímpicos de Tóquio. A qualificação teve que ser revista após o adiamento da competição para 2021, por causa da pandemia do novo coronavírus. Das 72 vagas que o esporte terá direito no torneio do Japão, 26 ainda estão abertas.  


A principal mudança no novo sistema foi a entrada do Mundial do ano que vem, em junho, na Bielorrússia, como um dos eventos com vaga direto para os Jogos. Na ocasião, seis pentatletas (três em cada gênero) vão carimbar seus passaportes para o torneio em julho e agosto de 2021, no Japão.  


Boa parte das outras 20 vagas restantes (10 em cada gênero) será definida no ranking olímpico que está sendo formado desde o ano passado. Inicialmente, o ranking prevê 12 vagas (6 em cada gênero), mas ele pode chegar a definir 20. A UIPM garantiu que os pontos acumulados pelos atletas até então serão mantidos.  


“Podemos, hoje, fornecer mais clareza à nossa família global do Pentatlo Moderno sobre o caminho para os Jogos Olímpicos de Tóquio, remarcados para 2021”, destacou o presidente da UIPM, o alemão Klaus Schormann.  


Copa do Mundo 


Outra mudança é que todo o circuito da Copa do Mundo entrará na lista de competições que vão oferecer pontos para o ranking olímpico, que será finalizado no dia 14 de junho de 2021. Se o Mundial deste ano, que iria acontecer neste mês na China, for remarcado para Cancún, no México, ele não influenciará na qualificação.  


“Nosso novo sistema de qualificação oferece um caminho claro para todos os atletas que ainda desejam se qualificar para os Jogos. Dão a eles, 10 meses para se preparar para a retomada do processo de qualificação no início da Copa do Mundo de 2021. Também garante que o Mundial de 2021 tenha ainda mais prestígio e importância, como a oportunidade final para se classificar para os Jogos Olímpicos”, comemorou Klaus. 


Lista final 


A UIPM prometeu divulgar ainda em maio a relação com as datas e os locais de todo o calendário da modalidade até os Jogos de Tóquio. A entidade terá até o dia 5 de julho de 2021 para definir os 72 pentatletas que vão competir nas Olimpíadas.   


O  Pentatlo Moderno compõe-se de cinco modalidades diferentes: hipismo, esgrima, natação, tiro esportivo e corrida. É proclamado vencedor aquele que obtiver o melhor desempenho geral ao somar mais pontos.


As provas nos Jogos de Tóquio vão acontecer no Musashino Forest Sport Plaza (esgrima tradicional) e no Estádio de Tóquio (natação, esgrima bônus, hipismo e laser-run). Será a primeira vez em uma Olimpíada que os cinco esportes da modalidade serão realizados em uma única arena. 


Logo A Tribuna
Newsletter