Mestre larga jornalismo pelo kickboxing e ajuda filho de Fábio Costa a ser campeão

Rodrigo Serrão foi cinegrafista da TV Tribuna e Globo. Hoje, é atleta e mestre da luta. No último fim de semana, ele e Fabinho, filho do ex-goleiro do Santos, foram ouro e prata no Paulista de Kickboxing

Por: Nathalia Perez & De A Tribuna On-line &  -  22/05/19  -  18:20

Em 2015, Rodrigo Serrão decidiu abandonar a carreira de jornalista, aos 39 anos, para se dedicar unicamente ao kickboxing. Ex-cinegrafista freelancer da TV Tribuna e funcionário da Globo de São Paulo, o santista hoje tem uma academia e é atleta e mestre da luta. No último fim de semana, ele foi vice-campeão no Campeonato Paulista de Kickboxing. Mas sua conquista não foi solitária. Ele também ajudou Fabinho Costa, filho do ex-goleiro do Santos e da seleção brasileira, a subir ao pódio na competição.


Serrão, representando a equipe Unimes/Team Serrão, ficou com a medalha de prata na modalidade Kick Light Master (mais de 84 kg) no torneio, que foi realizado no último fim de semana, em Marília, no interior de São Paulo. Já Fabinho se consagrou campeão na categoria Light Contact (menos de 74 kg) após fazer duas lutas impecáveis, como descreveu seu professor, que, no Paulista, não pode ser seu técnico por conta da coincidência de horários entre seus combates.


"Perdi a luta na final porque meu adversário, todo golpe que eu dava nele, revidava com um chute na minha coxa. Com isso, ele acabou pontuando mais. Eu fui bastante para cima, fui bem ofensivo. Mas como foi uma disputa que não valia nocaute, só valiam pontuações sem pegar na guarda...", comentou Serrão, em conversa com A Tribuna On-Line.


Fabinho avaliou suas duas lutas como duras. "Enfrentei dois adversários que pertenciam à mesma academia, que é uma das mais importantes do país, mas consegui usar minha envergadura e manter a distância para pontuar o suficiente para obter a vitória", disse o estudante de 20 anos, que contou com uma preparação física de ponta para angariar sua primeira medalha dourada. "Tive acompanhamento da minha nutricionista, Luana Jürgensen, que sempre atendeu todas as minhas necessidades, e do meu personal Leonardoh Almeida".


Fabinho Costa e Rodrigo Serrão exibem suas medalhas conquistadas no Paulista
Fabinho Costa e Rodrigo Serrão exibem suas medalhas conquistadas no Paulista   Foto: Rayane Rezende

Os dois treinam juntos na Team Serrão Kickboxing, academia fundada pelo jornalista, desde 2016, e possuem uma relação de pai e filho, conforme coloca Fabinho. "Estamos sempre conversando sobre o que podemos melhorar no meu jogo, sobre questões pessoais. O Rodrigo é muito mais que meu mestre no kickboxing. É um amigo que confio muito e tenho muita admiração e respeito", falou.


Jornalismo pelo kickboxing


A opção por largar o jornalismo e viver do kickboxing veio quando Serrão foi desligado da TV Globo. O esporte, porém, está presente na sua vida desde os 14 anos. "Comecei a treinar porque gostava de luta e via os filmes do Jean Claude Van Damme. Aos 22 anos, me formei faixa preta pelo falecido Mestre Fidélis", revelou o mestre, que foi multicampeão - entre títulos paulistas, brasileiros e pan-americanos - antes de se tornar professor.


"Dei uma pausa no kickboxing para focar no trabalho, mas, há quatro anos, decidi que não queria mais atuar como jornalista. Eu me via tendo um AVC em três anos. Era muito estressante o trabalho", afirmou. Hoje, Serrão cursa Educação Física e está próximo de ter um segundo diploma de graduação.


Legenda: Fabinho e seu pai quando o ex-goleiro ainda atuava pelo Santos
Legenda: Fabinho e seu pai quando o ex-goleiro ainda atuava pelo Santos   Foto: Arquivo pessoal

Logo A Tribuna
Newsletter