Leclerc larga em primeiro no GP do México após punição a Verstappen

Piloto holandês da RBR perdeu três posições por não ter freado durante o acidente de Valtteri Bottas

Por: Da AFP  -  27/10/19  -  12:45
Atualizado em 27/10/19 - 13:13
Leclerc terá o companheiro Sebastian Vettel na primeira fila do GP do México
Leclerc terá o companheiro Sebastian Vettel na primeira fila do GP do México   Foto: RODRIGO ARANGUA/AFP

O piloto da Ferrari Charles Leclerc vai largar em primeiro no grid do Grande Prêmio de Fórmula 1 do México no lugar de Max Verstappen, da Red Bull, que foi punido neste sábado (26) recuando três posições na largada, perdendo assim a pole position.


O holandês havia conseguido o melhor tempo no Autódromo Hermanos Rodríguez da capital mexicana (1:14.758) na frente do monegasco Leclerc (1:15.024).


Os comissários sancionaram Verstappen por não ter freado durante o acidente de Valtteri Bottas (Mercedes) quando os dois lutavam pelo melhor tempo. O alemão Sebastian Vettel (1:15.170), o outro piloto da escuderia italiana, vai dividir primeira fila com Leclerc.


Atrás das Ferrari vai largar o britânico da Mercedes Lewis Hamilton (1:15.262), líder do campeonato mundial de pilotos com 338 pontos.


Verstappen voa no México


Assim como aconteceu na sexta-feira (25) com as duas primeiras sessões de treinos livres, a prova de classificação transcorreu com o céu parcialmente nublado da Cidade do México.


No início da prova, a temperatura ambiente era de 19 graus centígrados e de 35 na pista; a ameaça de chuva era de apenas 10% de probabilidade.


Em meio a essas condições Verstappen deu mostras da potencial de seu carro desde a primeira etapa da sessão classificatória e foi o melhor com 1:15.949. Na segunda foi superado pelas duas 'flechas prateadas', Hamilton e Bottas, e também por Vettel. Na terceira voltou a brilhar no asfalto mexicano onde ganhou as edições anteriores de 2017 e 2018.


Além disso, o holandês bateu o recorde da pista do Autódromo Hermanos Rodríguez por um milésimo. A marca anterior (1:14.759) pertencia ao australiano Daniel Ricciardo alcançada na prova classificatória do Grande Prêmio de 2018 quando corria pela Red Bull.


"A Red Bull foi muito rápida, Max foi muito rápido", disse Charles Leclerc antes de ser divulgada a sanção a Verstappen. "Amanhã, o começo será muito importante. A velocidade máxima que temos é muito boa", destacou o monegasco.


Perto do título


Apesar de Lewis Hamilton ter manifestado que o Grande Prêmio do México não é a melhor corrida para os carros da Mercedes, as flechas prateadas brilharam na segunda parte da prova classificatória.


Hamilton foi o melhor da segunda sessão eliminatória com 1:15.721. Valtteri Bottas veio logo atrás, com 1:15.852. Mais tarde, nos últimos instantes da terceira parte da luta pela pole, Bottas sofreu um acidente: perdeu o controle do carro em uma curva e se chocou contra o muro de contenção.


Hamilton, que foi relegado pelas Ferrari, terá no domingo (27), a partir das 16H10 (horário de Brasília), a possibilidade de assegurar o campeonato mundial pela sexta vez em sua carreira. Para que isso ocorra, o britânico tem vários cenários possíveis, como terminar terceiro sem que Bottas some pontos. 


Hamilton também garantirá o título se vencer o GP do México e seu companheiro de equipe não conseguir terminar a prova em uma posição melhor do que o quinto lugar.


Logo A Tribuna
Newsletter