Canal estatal da China suspende jogos da NBA após dirigente apoiar Hong Kong

Daryl Morey, diretor-geral dos Houston Rockets, saiu em defesa da liberdade dentro do território chinês e foi apoiado pelo comissário da liga, Adam Silver

Por: De A Tribuna On-line  -  08/10/19  -  19:33
  Foto: Pat Sullivan/AP

Televisão estatal chinesa. a CCTV decidiu suspender a transmissão e cobertura da NBA, a liga norte-americana de basquetebol, após o diretor-geral do Houston Rockets, Daryl Morey, ter defendido o direito à liberdade de expressão em Hong Kong, território autônomo que fica localizado no sudeste da China.


Na semana passada, o comissário usou sua conta no Twitter para se posicionar politicamente sobre a região. "Luta pela liberdade. Força, Hong Kong", escreveu Morey, entrando na onda dos protestos antigovernamentais que têm tomado conta do território há quatro meses.


Em seguida, o comissário da liga, Adam Silver, demonstrou apoio à liberdade de expressão de Morey. "Qualquer comentário que aborde a soberania e a estabilidade social de uma nação está fora do desígnio da liberdade de expressão", pontuou a CCTV em comunicado, se opondo à atitude de Silver.


A principal plataforma de comércio eletrónico da China, o Taobao, suspendeu a venda de equipamentos dos Rockets, Várias celebridades chinesas disseram também que vão boicotar eventos da NBA no país.


Logo A Tribuna
Newsletter