EDIÇÃO DIGITAL

Quinta-feira

25 de Abril de 2019

Veleiro de Santos briga por troféu do Campeonato Brasileiro ABVO

A equipe do veleiro santista Rudá disputa o hexacampeonato na classe IRC (International Rating Certificate) a partir desta quinta

Começa nesta quinta-feira (18) a Búzios Sailing Week, o Campeonato Brasileiro de Veleiros do Oceano. Atual campeão nacional, o veleiro santista Rudá marcará presença na disputa, que será realizada em Búzios, no Rio de Janeiro, e irá em busca do hexacampeonato na classe IRC (International Rating Certificate).

"É uma raia que nunca fizemos. Será uma novidade para nós, teremos 90% de nossa tripulação oficial. Expectativa é boa, pois em Búzios venta e é bom para o nosso barco. Estamos um pouco enferrujados porque nossa última competição foi em novembro, mas vamos treinar em Ilhabela e vamos nos divertir bastante", declarou Mário Martinez, comandante do veleiro que é de Santos, mas tem representação em Ilhabela.

Campeão brasileiro da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO) nos anos de 2002, 2006, 2013, 2017 e 2018, o Rudá tem também no currículo um título Sul-Americano e nove Campeonatos Paulistas. Com ele, disputarão a competição também outros dois veleiros paulistas: o Zorro, do Yatch Club de Ilhabela, e o Boto, que, apesar de estar baseado em Paraty, no Rio de Janeiro, parte de sua tripulação é de São Paulo.

"A presença de três grandes veleiros paulistas só engrandece o Brasileiro ABVO e fortalece a competição, que terá disputa muito apertada pelo troféu e os demais buscando tirar a hegemonia dos últimos anos do Rudá que sem dúvida virá forte novamente", destacou o comorodo da ABVO, Adalberto Casaes. 

Ao todo, são mais de 20 barcos inscritos na Búzios Sailing Week. Além de São Paulo, veleiros do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul irão competir na raia. Os barcos chegam na marina de Búzios nesta quarta (17) e a competição segue até o domingo de Páscoa (21).