Picuruta põe surfistas brasileiros como favoritos no Japão

Santista entende que Gabriel Medina e Italo Ferreira têm grande chance na Olimpíada

Por: Bruno Lima & Da Redação &  -  20/01/20  -  12:31
Picuruta é dez vezes campeão brasileiro e três vezes vice mundial no longboard
Picuruta é dez vezes campeão brasileiro e três vezes vice mundial no longboard   Foto: Matheus Tagé/AT

Um dos maiores nomes do surfe brasileiro, o santista Picuruta Salazar está otimista em relação ao desempenho dos surfistas brasileiros que vão às Olimpíadas de Tóquio, no Japão, entre julho e agosto. Os recentes títulos mundiais conquistados por Gabriel Medina, duas vezes, Adriano Mineirinho e Italo Ferreira fazem o ex-surfista apostar na conquista da medalha de ouro.


“O surfe é o único esporte que tem 90% de chance de voltar com a medalha de ouro. O Brasil está dominando o Mundial e vai dominar a disputa olímpica. É claro que eles não podem chegar lá já se considerando os campeões. É uma Olimpíada. É uma pressão grande. Não que o Circuito não seja, mas são pesos diferentes. Espero e acredito muito que vão conseguir trazer essa medalha para nós”, diz – os representantes nacionais serão Gabriel Medina e Italo Ferreira. No feminino, Silvana Lima e Tatiana Weston-Webb.


Com mais de cinco décadas de surfe, mas sem competir há algum tempo, Picuruta não resistiu a um convite e caiu no mar para participar da segunda etapa do Circuito Santista de Surfe, disputada no Quebra-Mar, nesse último final de semana. Segundo ele, que parou nas semifinais da categoria Longboard, mais importante do que o resultado foi a oportunidade de incentivar os mais novos que pouco viram as suas manobras.


“Aceitei participar para incentivar os mais novos e porque o campeonato é na porta de casa. Além disso, dei uma força para o Theo Cabeleira, um jovem que foi campeão em uma categoria. Vejo um potencial muito grande nele”, revela.


Repercussão


Picuruta teve a sua história contada no documentário Picuruta Salazar - A lenda do Gato. E o resultado deixou o ex-surfista profissional impressionado.


“A repercussão do filme foi maravilhosa. O número de pessoas que assistiu me deixou contente, e tem sido importante para mostrar o trabalho que construímos em 50 anos. O filme conta um pouco da história do Picuruta e também da família Salazar”, comenta ele, revelando que em breve o documentário estará disponível no Netflix.


Etapa final do Santista define os campeões


Neste domingo (19), no Quebra-Mar, foram definidos os campeões do Circuito Santista de 2019. A segunda e última etapa foi disputada já em 2020 – teve início no sábado – por causa das condições desfavoráveis do tempo em dezembro.


Em uma disputa que contou com mais de 100 atletas de diferentes partes da Baixada Santista, destaque para Noa Danucalov, que venceu a segunda etapa e também o Circuito na categoria sub-16. De quebra, ele ainda foi o vencedor da etapa na categoria sub-18.


Logo A Tribuna
Newsletter