Nicole Pacelli brilha em 1ª aparição do surfe no Pan e volta com bronze no SUP wave

O Brasil conquistou, ao todo, quatro medalhas na modalidade inédita nos Jogos Pan-Americanos. A surfista de Guarujá foi uma das vitoriosas

Por: De A Tribuna On-line  -  05/08/19  -  17:36
  Foto: Alexandre Loureiro/COB

O Brasil encerrou sua participação nas disputas de surfe nos Jogos Pan-Americanos de Lima com um saldo bastante positivo: foram, ao todo, quatro medalhas conquistadas na primeira aparição da modalidade no programa da competição. Uma das atletas que brilhou foi Nicole Pacelli, de Guarujá, que volta do Peru com o bronze faturado no Stand Up Paddle (SUP) wave.


Nicole, que é campeã mundial de SUP wave, celebrou o terceiro lugar após embate no mar com a colombiana Isabella Gomez, quem, depois, se sagrou campeã. A brasileira foi superada pela adversária por 14,10 a 11,56. Duas fases antes, ela havia vencido a mesma Isabella. 


A surfista de Guarujá confessou que saiu chateada do mar por não ter disputado o ouro, mas vibrou com a conquista da medalha para o Brasil em um momento histórico da modalidade. "Quando eu saí do mar, fiquei um pouco frustrada, porque como toda competidora queria ir além, mas minha bateria foi bem difícil. Ela é minha maior rival no Circuito Mundial. Também é campeã mundial. Essa bateria poderia ter sido uma final", disse.


"Fiquei triste, mas depois caiu a ficha de que estou representando o Brasil no primeiro evento de ciclo olímpico que o stand up participa e estou levando para o Brasil a primeira medalha do SUP wave. Isso significa muito para mim. Estou bem feliz de levar essa medalha histórica. Meu objetivo aqui era uma medalha. Estou feliz de poder fazer parte dessa história. Quando comecei, nunca pensei que o SUP poderia algum dia participar de um Pan. Esse é o maior evento do stand up até hoje e estou muito feliz e honrada de fazer parte desse momento", completou.


Outros resultados


Outro atleta que representou o Brasil e a Baixada Santista no Pan foi Luiz Diniz, conhecido como Bolinha. Bicampeão mundial de SUP wave, o surfista ficou em quarto lugar na categoria masculina, ficando muito próximo de subir ao pódio.


As demais medalhas brasileiras foram alcançadas no longboard, por Chloé Calmon, que foi campeã na categoria pranchões feminino, no SUP race feminino, com o ouro de Lena Guimarães Ribeiro, e no SUP race masculino, com a prata conquistada por Vinnicius Martins.


Bolinha em ação no SUP wave do Pan
Bolinha em ação no SUP wave do Pan   Foto: Alexandre Loureiro/COB

Logo A Tribuna
Newsletter