Mineirinho vê Brasil entre os favoritos no skate olímpico em 2020

Sandro Dias esteve em Santos para reinauguração da pista do Morro da Nova Cintra e comentou sobre estreia do esporte em Tóquio

Por: Régis Querino & Da Redação &  -  21/09/19  -  13:32
Em Santos, Mineirinho comentou sobre a estreia do skate nos Jogos Olímpicos do ano que vem
Em Santos, Mineirinho comentou sobre a estreia do skate nos Jogos Olímpicos do ano que vem   Foto: Irandy Ribas/AT

O skate vai fazer o Brasil voltar dos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, com mais medalhas na bagagem. Quem garante é alguém que se acostumou a ser campeão voando pelas pistas do mundo: Sandro Dias, o Mineirinho, que na sexta-feira (20) participou da reinauguração do traçado street, no Morro da Nova Cintra, em Santos.


Hexacampeão mundial, tricampeão europeu e medalha de ouro nos X Games, o paulista de Santo André, que mora na Califórnia (EUA), continua, aos 44 anos, entusiasmado com o esporte que o tornou famoso. “O skate transformou a minha vida, me formou como pessoa, empresário, educador e pai de família”.


Andando de skate há 34 anos, ele é de uma geração que nem vislumbrava a chegada a uma Olimpíada. “A gente não tinha pretensão que fosse nem esporte, era uma moda e todo “apoio” que a gente tinha era o preconceito. Conseguimos passar por cima de tudo isso e estamos prestes a participar de uma Olimpíada”.


Celebrando a conquista, ele lembrou que, em 2003, fez parte do primeiro comitê do skate para a Olimpíada, nos Estados Unidos. E cravou, sem citar nomes, até pela quantidade de bons skatistas que o Brasil tem hoje, que vê o País entre os favoritos em Tóquio.


“Na modalidade park, masculino, temos uns oito em condições de trazer medalhas. No feminino, umas cinco. Na street também. A gente está feliz com essa fase que o surfe e o skate passam no Brasil”, observou Mineirinho, citando o “irmão mais velho” do skate, o surfe, que levou Picuruta Salazar ao Morro da Nova Cintra para dar um abraço no velho amigo.


Aulas para a garotada


Com a reforma da pista da Lagoa da Saudade, meninos e meninas de 6 a 17 anos poderão fazer aulas de skate, em uma parceria entre a Prefeitura e a Associação Sócio-Educativa de Esporte e Lazer (Assel), que tem sede no morro.


“A Prefeitura cede e mantém a pista e a gente entra com equipamentos e instrutores. Sou nascido e criado no morro, devo muito à minha comunidade”, disse Marcos Paulo Mendes, o Camarão, presidente da associação.


Se, já veterano, Mineirinho não terá mais uma chance olímpica, quem sabe os herdeiros Gabriel, de 6 anos, e Maya, 3, possam representar a família no futuro. “Recentemente, o Gabriel participou pela primeira vez dos acampamentos que eu faço e era o único com patinete. Pós-acampamento, ele começou a andar de skate. A Maya é mais atirada do que o Gabriel, mas não sei o que vai dar ainda (risos)”, comenta.


Com Mineirinho, pista de skate no Morro da Nova Cintra foi reinaugurada
Com Mineirinho, pista de skate no Morro da Nova Cintra foi reinaugurada   Foto: irandy Ribas/AT

Logo A Tribuna
Newsletter