Medalhista olímpico e pentacampeão mundial participam da Regata Santos-Rio

Bronze em Pequim 2008, Isabel Swan é presença garantida. Maurício Santa Cruz disputa competição visando os Jogos de Paris 2024, que fará estreia da Vela de Oceano

Por: Por ATribuna.com.br  -  14/10/20  -  16:10
Santinha e Isabel são mais dois grandes velejadores na tradicional disputa náutica
Santinha e Isabel são mais dois grandes velejadores na tradicional disputa náutica   Foto: Divulgação

Dois grandes nomes dos esportes náuticos confirmaram participação para a disputa da histórica 70ª edição da Regata Santos-Rio – a mais tradicional do país de Vela de Oceano. A largada da charmosa competição está marcada para ao meio dia do dia 23 de outubro, na Baía de Santos.  


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços! 


Isabel Swan, bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim (China), em 2008 - ao lado de Fernanda Oliveira  vai integrar o barco Boto IV, de André Sobral, de São Paulo, e disputará sua segunda edição da Santos-Rio. É de a primeira medalha olímpica feminina na Vela. 


“É uma regata de muitos desafios. Cada edição ela tem ventos fortes, ventos fracos", diz ela, que esteve[ em 2007 no barco Capim Canela de Marcos Soares vencendo na categoria 40.7 em uma tripulação toda feminina. “É uma regata muito tática que testa todas as qualidades do velejador desde a parte de projeto para a regata até a estratégias durante a regata se vai mais próximo à costa ou afastado, o estudo do trajeto, leitura na água e tomadas de decisão”. 


Outro multicampeão que confirmou a participação é Maurício Santa Cruz, o Santinha. Ele disputou os Jogos Olímpicos de Atenas (2004) e Sydney (2000). E soma cinco títulos mundiais nas classes Snipe e J-24. Ele estará a bordo do barco Mini-Transat, em dupla mista com Adriana Kostiw.  


Santinha encara a prova náutica como o primeiro treinamento visando a campanha Olímpica para Paris-2024. Pela primeira vez nos próximos Jogos, a Vela de Oceano entrará no programa olímpico com barcos de 30 pés em dupla mista que serão disputados na região de Marselha, ao sul da França. 


“Essa regata será o lançamento da minha campanha Olímpica para Paris-2024, que correrei com a Adriana. Este ano será diferente pois estarei correndo pela primeira vez numa regata oceânica em dupla. Será para mim uma regata de aprendizado pois algumas manobras serão mais lentas”. 


Santinha e Isabel são mais dois grandes velejadores na disputa que promete com presenças confirmadas de Torben Grael, bicampeão olímpico, Lars Grael, duas vezes medalhista de Bronze, Kiko Pelicano, medalhista de Bronze, Martine Grael, atual campeã Olímpica na Rio-2016. Além de outros fortes nomes como Samuel Gonçalves, campeão Mundial de Star e oriundo do Projeto Grael, Samuel Albrecht, velejador Olímpico da Nacra-17, Marco Soffiatti Grael, velejador Olímpico da Rio-2016 e Ouro no Pan de Lima 2019, Henry Boening, o Maguila, proeiro de Robert Scheidt e campeão da Star Sailors  League, Pedro Trouche, campeão da Star Sailors League.


Terá também jovens valores no barco comandado por Torben Grael como Nicholas Grael, filho de Lars, Giovanna Prada, filha do duas vezes medalhista de prata Olímpico, Bruno Prada (uma Prata e um Bronze). Já são mais de 70 barcos confirmados dos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Santa Catarina e Bahia, o que praticamente dobra a estimativa inicial que era de 40. A organização é do Iate Clube de Santos e do Iate Clube do Rio de Janeiro com apoio da ABVO (Associação Brasileira de Veleiros de Oceano), da Prefeitura de Santos e da CBVela.


Logo A Tribuna
Newsletter