EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

19 de Agosto de 2019

Liceu São Paulo e Liceu Santista vencem a 5ª Copa TV Tribuna de Basquete Escolar

Os dois colégios levaram a melhor nas finais das categorias feminina e masculina da competição, realizadas neste sábado

A quinta edição da Copa TV Tribuna de Basquete Escolar teve fim neste sábado (13), com o Liceu São Paulo e o Liceu Santista sendo campeões das categorias feminina e masculina, respectivamente. As decisões foram realizadas no Ginásio do Sesc, em Santos.

As disputas tiveram início pela manhã, com o Liceu São Paulo, de Santos, enfrentando o Colégio Expressão, de Mongaguá, pelo título da competição. As duas equipes eram estreantes na competição. O jogo foi pegado, mas o Liceu soube administrar a vantagem que teve desde o começo da partida, embora o Expressão tenha dado um susto no adversário quase ficando próximo de igualar o placar.

O resultado final foi de 7 a 3 para o Liceu São Paulo, com o destaque em quadra sendo a camisa 11 da escola santista, a armadora Bruna Camargo. A jogadora fez quatro pontos neste sábado e 14 no total, em todo o campeonato.

"É uma sensação ótima a gente ter ganho. Os meninos já tinham levado o título três vezes, agora foi nossa vez. O treinador convidou a gente para montar o time e nós aceitamos. A gente treinou bastante. Demos raça e força nos treinamentos e conseguimos ganhar", falou a estudante, que joga basquete há dois anos.

Apesar de Bruna ter sido a cestinha do confronto, a maior pontuadora da competição foi sua companheira de time Heloisa Duppre. A pivô fez dois pontos neste sábado e 64 no torneio inteiro. Aos 12 anos, ela mede 1,83m e sonha em jogar basquete profissionalmente nos Estados Unidos. A bola laranja sempre esteve presente em sua vida, conforme ela conta.

"Jogo basquete desde pequena e profissionalmente desde o ano passado. São oportunidades muito grandes para a minha carreira, porque no futuro quero jogar lá fora. Meu sonho é jogar no Los Angeles Lakers", disse a atleta, que atua também pela equipe da Associação Realizar, de Santos.

Decisão do masculino foi marcada pelo equilíbrio (Foto: Paulo Natário/Grupo Tribuna)

O Liceu São Paulo também marcou presença na decisão da categoria masculina. Mediu forças com o Liceu Santista e tentou defender uma série de três anos vencendo a competição consecutivamente. Desta vez, porém, o Liceu Santista foi campeão, assim como na primeira edição do torneio, em 2015.

O placar do jogo que garantiu o bicampeonato foi de 27 a 20 e o cestinha foi o ala Victor Malfatti, atleta da equipe vencedora. Foram 13 pontos anotados na final e 47 em toda a 5ª Copa TV Tribuna de Basquete Escolar. 

Terceiro lugar

Na sequência da decisão da categoria feminina, os colégios Passionista São Gabriel, de São Vicente, e Governador Franco Montoro, de Praia Grande, decidiram o terceiro lugar. A escola praiagrandense ficou com o bronze ao ganhar por 14 a 3. Destaque para Giovanna Freitas, que somou seis pontos no confronto.

Antes da final masculina, o Colégio Novo Tempo, de Santos, bateu a equipe do Universitas, também da mesma cidade, por 10 a 7 e ficou com o prêmio de terceiro lugar.

Destaques individuais

O técnico Renan Mont Alverne, do Colégio Novo Tempo, foi eleito o melhor treinador da competição. Além dele, Daniel Leque, que comandou o Liceu São Paulo ao título entre as meninas e a mesma escola ao segundo lugar no masculino foi eleito o melhor técnico na categoria feminina.

Quem levou o prêmio de melhor jogadora do torneio foi a atleta Giovana Tobias, do Colégio Expressão. Enquanto isso, no masculino, Gabriel Andrade Silva, do Liceu São Paulo, foi escolhido como melhor jogador. A melhor pontuadora foi Heloisa Duppre e o melhor pontuador foi Victor Malfatti.

Na categoria Atleta Revelação, Isabela Robles, do Colégio Expressão, foi premiada no feminino e Gustavo Ferreira, do Universitas, no masculino.