Gustavo Gomes comemora ouro no Pan e vaga na seleção principal de judô

Judoca tem 17 anos e mora em Praia Grande

Por: Matheus Müller & Da Redação &  -  25/07/19  -  13:11
Atualizado em 25/07/19 - 13:16
Atleta é o quarto melhor do mundo no sub-18 entre 66 e 73 quilos
Atleta é o quarto melhor do mundo no sub-18 entre 66 e 73 quilos   Foto: Arquivo pessoal

O judoca Gustavo Santos Gomes, de 17 anos, ganhou ouro no Campeonato Pan-Americano sub-18, na categoria peso-médio, de 66 e 73 quilos. O torneio foi disputado em Cali, na Colômbia, no dia 19 de julho. A vitória o fez subir 63 posições no ranking mundial da categoria. Ele agora é o quarto colocado.


“Foi minha primeira vez no campeonato. Me preparei bem antes, com um trabalho físico e técnico legal”. O faixa marrom é o primeiro representante homem de Praia Grande a vencer a competição.


O resultado é o mais expressivo da carreira de Gomes, que vinha se destacando nos treinos da seleção em Pindamonhangaba, no Interior de São Paulo. Diante do bom desempenho, o atleta garantiu uma vaga na delegação da equipe principal do Brasil, que viajará ao Japão, em agosto, para o Mundial.


O judoca participará dos treinos da seleção e poderá vivenciar o clima de um dos principais torneios da modalidade, que será disputado em Tóquio entre os dias 25 de agosto e 1º de setembro. “Vamos para Hamamatsu (base da seleção 12 e 23 do próximo mês)”.


Gomes conta que “é um pouco grande a diferença de força e experiência” dele para os demais judocas que vão competir, mas entende que isso vai “permitir (a ele) uma evolução muito grande”. 


Seleção juvenil


A seleção brasileira juvenil (sub-18) garantiu o primeiro lugar no quadro geral de medalhas no Campeonato Pan-Americano da categoria. Foram 15 medalhas no total, sendo nove de ouro, três de prata e três de bronze. A competição contou com 170 judocas de 20 países.


O resultado de Gustavo o mantém na liderança do ranking brasileiro sub-18 da Confederação Brasileira de Judô (CBJ). A pontuação qualifica o primeiro colocado (por peso) para representar o país no Mundial da categoria. 


Resultados em 2019 


Nesta temporada, o judoca praiagrandense sagrou-se campeão brasileiro Interclubes, do Meeting Nacional e Paulista sub-18, além de ter sido o sétimo colocado no Estadual sub-21. 


Ele também participou de três etapas do Circuito Europeu. Na Copa de Bremen, na Alemanha, faturou medalha de bronze. Na Copa de Berlim, também em solo alemão, terminou em quinto lugar. Na Copa de Coimbra, em Portugal, ele não conseguiu terminar entre os oito melhores. 


Logo A Tribuna
Newsletter