Guarujaense vai disputar Mundial de jiu-jitsu na Itália

João Maximiano Oliveira, de 36 anos, é faixa preta e terceiro dan (grau de maestria) na modalidade

Por: Matheus Müller & Da Redação &  -  01/08/19  -  13:21

Último vencedor do Campeonato Mundial Militar de jiu-jitsu, o bombeiro João Maximiano Oliveira, de 36 anos, conquistou nova vaga para a competição, que será disputada entre os dias 18 e 26 de setembro, em Milão, na Itália. 


O guarujaense é faixa preta e terceiro dan (grau de maestria) na modalidade. Um dos quatro representantes brasileiros no torneio, Oliveira disputará na categoria peso pesado. 


Em 2017, ele também venceu a seletiva nacional e, consequentemente, o mundial de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Na ocasião, dos quatro brasileiros participantes, três voltaram com a medalha de ouro e um com a prata. 


“O jiu-jitsu no Brasil é muito forte. Espero ganhar de novo. Em 2017, a seletiva no Brasil foi mais difícil do que o Mundial. Participaram militares de 53 países”, conta. 


Oliveira informou ter a ajuda dos companheiros do posto do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) de Guarujá quanto à flexibilização dos horários de trabalho. “Isso me ajuda a treinar a parte física”. 


Segundo o atleta faixa preta, os vencedores da seletiva nacional não têm gastos para ir ao Mundial. Tudo é pago: transporte, alimentação e hospedagem. 


O bombeiro conta que, quando começou na Polícia Militar, em 2013, já era atleta de jiu-jitsu e faixa marrom. Naquele ano, foi campeão brasileiro meio pesado. Desde então continuou a disputar outras competições. Neste ano, por exemplo, foi terceiro lugar no Brasileiro (peso-pesado) e ganhou ouro no Paulista. 


Logo A Tribuna
Newsletter