De Cubatão para o mundo: Jogador de futsal da região é contratado pelo Barcelona

Ximbinha, de 29 anos, começou no Aymoré, jogou no Japão e hoje veste a camisa de um dos mais poderosos clubes do mundo

Por: Nathalia Perez  -  22/02/20  -  16:56
Ximbinha fechou com o Barça no fim de janeiro
Ximbinha fechou com o Barça no fim de janeiro   Foto: Divulgação/FC Barcelona Futbol Sala

Jogar no Barcelona é o sonho de muitas crianças que estão iniciando no futebol. O pequeno Geverson Chaves, com seus 7 anos, não poderia imaginar que, um dia, chegaria lá. Hoje com 29 e conhecido internacionalmente como Ximbinha, o cubatense recorda com carinho seus primeiros chutes na bola e a oportunidade que o fez debutar no futsal, modalidade que o levou a um dos maiores clubes do mundo.


Ex-jogador de campo da Portuguesa Santista, Ximbinha foi contratado por empréstimo pelo Barça no fim de janeiro, depois de ter se destacado no Palma, time da ilha de Mallorca, que também compete a primeira divisão da liga espanhola de futsal. Em conversa com ATribuna.com.br, o ala/pivô demonstrou estar vivendo um momento ímpar em sua carreira.


"Sempre foi um sonho jogar no melhor time do mundo. Quando eu saí da liga japonesa para a espanhola, eu vim com esse objetivo de jogar em uns dos times grandes, e, graças a Deus, chegou essa oportunidade. Espero aproveitá-la", disse o atleta.


No Japão, Ximbinha conquistou tudo e mais um pouco. Em quatro anos defendendo o Nagoya Oceans, ele foi tricampeão da liga nacional, faturou um título da Copa do Japão e ainda triunfou na Copa da Ásia.


Ximbinha, com a camisa do Aymoré, ao lado de seu pai
Ximbinha, com a camisa do Aymoré, ao lado de seu pai   Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

Seu sucesso por clubes do Brasil o permitiu brilhar lá fora. Aqui, ele começou no Aymoré, de Cubatão, e assinou seu primeiro contrato como profissional com a Malwee, de Santa Catarina. Entre as agremiações de renome, o jogador passou pelo Corinthians, após ter atuado pelo Wimpro, de Guarulhos. Além do Barcelona e do Palma, ele também vestiu a camisa do Triman Navarra e do Catgas Energia na Espanha.


Atual vice-líder da liga espanhola de futsal, o Barça manda seus jogos no Palau Blaugrana, arena localizada nas dependências do Camp Nou. A presença da torcida do time catalão nos jogos é maciça e determinante, como pontuou o cubatense. "Os espanhóis amam muito o futsal. A torcida é incrível. Sempre apoia e empurra a equipe", falou ele.


Além de mostrar o poder do futsal brasileiro na Espanha, Ximbinha também é um "embaixador" da música do país no exterior, já que carrega o mesmo apelido do ex-componente da Banda Calypso, Chimbinha. 


"Em 2007, eu fiz luzes no cabelo, e meus companheiros começaram a brincar comigo dizendo que eu parecia com ele. Mas, na minha opinião, não tenho nada a ver, além de eu ser muito mais bonito", brincou o atleta ao explicar a origem do nome como é chamado no meio do futsal.


Logo A Tribuna
Newsletter