Carateca de Praia Grande é prata no México e se firma entre os líderes

Gabriel Andrade Pinheiro, de 17 anos, ficou em segundo lugar na etapa de Monterrey da Youth League

Por: Lucas Pinto  -  08/10/19  -  20:15
  Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

Após o ouro no Campeonato Pan-Americano de Caratê no mês passado, Gabriel Andrade Pinheiro voltou a subir no pódio no último dia 28. O jovem de 17 anos de Praia Grande ficou em segundo lugar na etapa de Monterrey, no México, da Youth League, competição organizada pela World Karate Federation (WKF).


A medalha de prata veio na categoria júnior até 76kg. Com o resultado, Gabriel se firma no primeiro lugar do ranking brasileiro de caratecas juniores e em segundo lugar no mundial.


Sua performance na competição também o ajudou a se classificar para o Campeonato Mundial de Caratê Júnior, Cadete e Sub-21, que acontecerá no Chile a partir do próximo dia 23. O evento é a principal competição para jovens atletas da arte marcial.


"O nível dos atletas estava muito alto", conta Gabriel Pinheiro sobre o torneio em Monterrey. Lá, ele fez quatro lutas. As duas primeiras contra atletas mexicanos, vencendo ambas pelo placar de 5 a 0. A terceira luta foi contra seu compatriota e xará, Gabriel Rodrigues, a qual ganhou por 2 a 0. Na final, o carateca da Baixada enfrentou o espanhol Joan Just Clopés, sendo derrotado por 2 a 0.


Obstáculos


Pinheiro se diz feliz com o resultado e a experiência. "Eu estava lesionado, doente e mesmo assim consegui chegar lá e fazer minha lição de casa, que era classificar para o Mundial".


O jovem conta que chegou para a competição com lesões nos dois ombros e no músculo adutor na perna esquerda. Além disso, sofria com um quadro de bronquite desde a viagem para o Equador, pelo Pan-Americano, e havia piorado por causa do clima seco do México.


"Eu estava com dor, mas na hora isso acaba não influenciando. Com a vontadede ganhar, de estar no Mundial, a lesão era o de menos".


Próximos passos


Agora, Gabriel está em Uberlândia (MG), onde participa do Campeonato Brasileiro, no qual é bicampeão. "Vou tentar meu terceiro título consecutivo", diz.


Depois, no dia 21, ele fará sua apresentação no Chile para o Campeonato Mundial. Pinheiro explica que o torneio é o mais importante para a definição do ranking da WKF e diz que, se vencer, pode assumir a primeira colocação mundial em sua categoria.


Logo A Tribuna
Newsletter