Atletas olímpicos são favoritos na disputa do Triathlon Internacional de Santos

Classificados a Tóquio, Luisa Baptista e Manoel Messias competem neste domingo (9)

Por: Da Redação  -  07/02/20  -  13:05
Manoel é o melhor brasileiro no ranking ITU, ocupando a 42ª posição
Manoel é o melhor brasileiro no ranking ITU, ocupando a 42ª posição   Foto: Divulgação/SESI

Dois dos triatletas já classificados para representar o Brasil nas Olimpíadas de Tóquio vão competir domingo (9), na 29ª edição do Triathlon Internacional de Santos. A paulista Luisa Baptista e o cearense Manoel Messias são os favoritos na tradicional prova, que terá largada na Praia do Boqueirão (avenida Conselheiro Nébias com a avenida da praia).


O Internacional de Santos é realizado como American Cup, evento oficial da União Internacional de Triathlon (ITU), e conta pontos para o ranking mundial que definirá os triatletas que irão no Japão. O País terá dois representantes no masculino, Messias e uma vaga a ser definida, e dois no feminino: Vittoria Lopes e Luisa Baptista.


Em Santos, Luisa e Messias enfrentarão atletas de diferentes países como Argentina, Cazaquistão, Filipinas, Luxemburgo, Japão e Uruguai. O paulista Reinaldo Colucci, cinco vezes campeão, maior vencedor da prova em atividade, também busca aos Jogos.


Messias, de 23 anos, atleta da equipe de Triathlon do SESI-SP, é o melhor brasileiro no ranking ITU, na 42ª colocação. Ouro no revezamento misto e prata no individual dos Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2019, conquistou mais um resultado de destaque no Peru, vencendo uma etapa da Copa do Mundo (Sprint), título inédito em sua carreira.


Luisa, também do SESI, é a 35ª colocada no ranking para Tóquio, a segunda melhor entre as brasileiras. A primeira é a cearense Vittoria Lopes, em 32º. Aos 25, Luisa conquistou no ano passado duas medalhas de ouro no Pan de Lima (no individual e no revezamento misto). 


Largadas


Domingo (9), às 6h45, larga a categoria Geral. Às 10h, saem a Elite e o Sub-23, no Feminino, e às 11h10, a Elite e o Sub-23, no Masculino. Na Geral, a prova tem distância olímpica, com 1,5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida. Na Elite e Sub-23 são 750 m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida.


Logo A Tribuna
Newsletter