Após vender marmitas para poder competir, vicentina é campeã europeia no jiu-jitsu

Érika Andrade foi ouro na categoria Master do campeonato organizado pela IBJJF, em Lisboa. Atleta também fez rifas para bancar sua viagem

Por: Por ATribuna.com.br  -  05/02/20  -  18:16

Érika Andrade é um fenômeno no jiu-jitsu regional, nacional e, agora, está mostrando que também pode conquistar o mundo. A atleta de São Vicente conseguiu um feito histórico: faturou o título europeu, da categoria Master, do campeonato organizado pela IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation) em Lisboa, em Portugal, que reuniu os principais nomes da modalidade.


"Estou muito feliz. Trabalhei de forma intensa para atingir esta conquista com a realização de treinos técnicos e de preparação física ao longo dos últimos meses. Esse é um momento especial que guardarei para o resto da minha vida", festejou Érika, de 35 anos, atleta da Tio Chico Academia e equipe Qatarbjj. 


Érika Andrade foi ouro em Lisboa, na categoria Master
Érika Andrade foi ouro em Lisboa, na categoria Master   Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

Para poder competir, a lutadora teve que derrubar muito suor dentro e fora dos tatames. Ela precisou juntar dinheiro para custear as passagens aéreas, estadia no hotel e alimentação durante o período do torneio. Para tal, Érika vendeu marmitas, fez diversas rifas e contou com o apoio dos amigos em uma "vaquinha" virtual.


"Corri atrás do meu sonho. Quando vejo a estrada que percorri e onde cheguei, entendo que todo esforço valeu a pena. Essa medalha de ouro significa a realização de um sonho, vencer uma grande competição na Europa", comentou.


Agora, ela almeja seguir empilhando conquistas como em 2019, o melhor ano de sua carreira, no qual foi medalhista 12 vezes. Além disso, ela continua em busca de novos patrocinadores para conseguir arcar com os altos custos das disputas. "Aos poucos, as pessoas estão conhecendo meu trabalho. Isso é motivo de muito orgulho e me anima a seguir treinando e sonhando com novas medalhas", afirmou Érika.


Logo A Tribuna
Newsletter