Urnas de São Vicente e Praia Grande terão auditoria do TRE-SP

Avaliação é citada pela Corte como forma de dar mais transparência ao processo eleitoral. Equipamentos de quinze cidades paulistas serão alvo da ação

Por: Por ATribuna.com.br  -  29/11/20  -  16:27
Atualizado em 29/11/20 - 16:28
Eleições municipais e poder econômico, uma equação que não fecha
Eleições municipais e poder econômico, uma equação que não fecha   Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil

Urnas eletrônicas de São Vicente e Praia Grande foram sorteadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) para serem auditadas durante o processo de votação. A definição das seções eleitorais e dos equipamentos que serão averiguados neste domingo (29) ocorreu em um sorteio público, no sábado (28), na sede da Corte.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


Segundo o presidente do TRE-SP, Waldir Sebastião de Nuevo Campos Junior, a verificação das urnas no dia do pleito dá mais transparência ao processo eleitoral. “Utilizamos as urnas há 24 anos. Nunca houve qualquer tipo de fraude ou anulação da votação”, afirma. 


O trabalho de auditoria é realizado de duas formas. Para a auditoria de urnas eletrônicas sob condições normais de uso (votação paralela), foram sorteados cinco equipamentos: uma de um cartório da capital (Lapa), dois da Grande São Paulo (Guarulhos e Taboão da Serra) e dois do interior do Estado (Campinas e São Vicente).  


Essas urnas, que já se encontravam nos respectivos locais de votação, lacrados e instalados, foram transportadas ao TRE-SP de automóvel ainda no sábado, sendo substituídos por outros de contingência para a votação de domingo. 


A segunda auditoria é a de verificação da autenticidade e integridade dos sistemas. Para esse procedimento, foram sorteadas dez urnas, que terão seus programas testados neste domingo na seção eleitoral, antes da abertura do horário de votação, das 6h às 7h. Os equipamentos são os de Bauru, Diadema, Limeira, Mauá, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Praia Grande, Ribeirão Preto, Sorocaba e Taubaté. 


O sorteio de 15 urnas teve o critério para não repetir cidades. Assim, entre os 16 municípios com segundo turno, apenas Franca acabou não indicada. Para ambos os procedimentos, foram sorteados também a seção eleitoral, correspondendo, portanto, a uma urna eletrônica específica a ser testada. 


Veja as zonas eleitorais e seções sorteadas para a votação paralela: 


340a ZE - São Vicente - Seção Eleitoral 382 


185a ZE - Guarulhos - Seção Eleitoral 52 


416a ZE - Taboão da Serra - Seção Eleitoral 290 


379a ZE - Campinas - Seção Eleitoral 265 


250a ZE - São Paulo (Lapa) - Seção Eleitoral 203 


  


Veja as zonas eleitorais e seções sorteadas para a auditoria de integridade dos sistemas: 


317a ZE - Praia Grande - Seção Eleitoral 356  


141a ZE - Taubaté - Seção Eleitoral 119  


343a ZE - Sorocaba - Seção Eleitoral 298  


365a ZE - Mauá - Seção Eleitoral 157 


222a ZE - Diadema - Seção Eleitoral 74  


300a ZE - Bauru - Seção Eleitoral 37  


270a ZE - Piracicaba - Seção Eleitoral 69 


305a ZE - Ribeirão Preto - Seção Eleitoral 187 


074a ZE - Mogi das Cruzes - Seção Eleitoral 184  


399a ZE - Limeira - Seção Eleitoral 10 


Logo A Tribuna
Newsletter