TSE orienta mesários por meio de aplicativo

Central de notificações com informações sobre a atuação no pleito já está em funcionamento e vai auxiliar os mais de 1,5 milhão de colaboradores

Por: Rafael Henrique  -  26/10/20  -  19:04
Neste ano, os mesários receberam treinamento de forma remota para as eleições 2020
Neste ano, os mesários receberam treinamento de forma remota para as eleições 2020   Foto: Irandy Ribas/AT

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou o aplicativo Mesário para comunicação entre aqueles que trabalharem nas eleições municipais de novembro. Por meio do aplicativo, o mesário terá as informações sobre o funcionamento das suas atividades no dia do pleito, antes e durante a votação.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Os mesários receberam treinamento, também por meio do aplicativo, de maneira exclusiva. A utilização do app tem como principal objetivo garantir agilidade e segurança no envio de informações reais sobre o processo eleitoral. O uso do aplicativo para encaminhar mensagens também é mais uma medida de segurança sanitária adotada pela Justiça Eleitoral em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus.


Mais de 1,5 milhão de mesários vão atuar no pleito nos 5.568 municípios que escolherão seus prefeitos e vereadores no mês de novembro.


Sobre o aplicativo


O aplicativo foi elaborado para auxiliar o mesário antes e durante a votação, para que ele possa tirar dúvidas rapidamente. No app estão disponíveis informações como o fluxo de votação, os procedimentos a serem adotados na seção eleitoral, soluções para problemas já diagnosticados, notificações com alertas sobre as zonas eleitorais de cada município e canais de apoio com materiais como o Manual do Mesário, entre outras.


Até o dia 6 de outubro, mais de 500 mil downloads do aplicativo já haviam sido feitos.


Serviço à democracia


O mesário é peça fundamental para garantir o sucesso de uma eleição, atuando na recepção dos eleitores e na condução dos trabalhos na seção eleitoral. Qualquer pessoa maior de 18 anos e que esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral pode trabalhar como mesário nas eleições. Os mesários são designados para seções eleitorais dentro da zona eleitoral em que estão inscritos.


O trabalho de mesário não é remunerado, mas ele faz jus a auxílio-alimentação no 1º turno e, se houver, também no 2º turno das eleições. O mesário também tem direito a dois dias de folga para cada dia que passar nos treinamentos oferecidos pela Justiça Eleitoral, ou trabalhando na função para a qual for designado no dia da votação.


Além disso, ele recebe um certificado pelos serviços prestados e tem preferência no desempate em concursos públicos, desde que previsto no edital do certame.


Logo A Tribuna
Newsletter