Problemas para resolver déficit de habitação é pauta em Praia Grande

Os candidatos à prefeitura elaboraram projetos para diminuir o déficit e regularizar a situação de invasões

Por: Rafael Henrique  -  27/10/20  -  18:27
Alojamento, no bairro Alemoa, em Santos: aguardar por moradias é rotina de quem vive na região
Alojamento, no bairro Alemoa, em Santos: aguardar por moradias é rotina de quem vive na região   Foto: Claudio Vitor Vaz/ Arquivo

Praia Grande conta com cerca de 5.500 famílias com déficit habitacional. Além de tirar o emprego, a pandemia trouxe o problema da falta de renda - que deve se agravar no ano de 2021.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços! 


Outro problema é o número de áreas invadidas, em que o dilema fica entre desapropriar ou dotar esses espaços de serviços públicos e urbanização. Serão necessários projetos sociais públicos para dar moradias a todas as pessoas que estão sem uma casa fixa.


Criação de casas, regularização fundiária, parcerias com poder privado, unidades populares e unidades voltadas para o idoso são algumas das propostas dos candidatos para a cidade.


Propostas


Alexandre Cunha - REPUBLICANOS


Mapear quantas pessoas não tem casa na cidade; regularizar a questão fundiária de invasões; estudo de loteamento das terras; entrega das 1800 casas na Vila Sônia.


Danilo Morgado - Partido Social Liberal - PSL


Realizar obras para acabar com o déficit de habitação; realizar o que for possível para a regularização fundiária; atendimento jurídico para quem estiver ocupando área privada; trazer apoio federal para criar mais projetos habitacionais.


Erika Pedrosa - Partido Renovador Trabalhista Brasileiro - PRTB


Criar o projeto para fazer casas de população de baixa renda; realizar um mutirão entre a população e o setor privado para arrumar as casas mais pobres; aumentar o número de habitação e melhorias para quem está sem condições; levar saneamento básico para todas as casas que não tem; levar qualidade de vida para resolver a questão das invasões.


Janaina Ballaris - Partido Liberal - Partido Liberal - PL


Realizar um mapeamento de quantas famílias não tem casa; fazer uma força tarefa para regularizar toda a cidade; coibir novos invasores; regularizar a questão fundiária.


Jasper Lopes - Partido Socialismo e Liberdade - PSOL


Implantar o turismo de base comunitárias nas áreas invadidas preservando o mangue e o rio; preparar moradores de locais de invasão como guias do bairro; criar um ecoturismo popular; realizar uma reforma urbana para dar casas abandonadas para a população; utilizar de forma social as casas abandonadas da cidade.


Professor Maurício - Partido dos Trabalhadores - PT


Criação de unidades populares com função social; zerar o déficit habitacional; criar bairros planejados com pequenos centros comerciais; retirar as pessoas das ocupações irregulares e colocar em lugares adequados.


Raquel Chini - Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB


Realizar a regularização fundiária pelo caminho legal; lançar novos programas habitacionais para famílias de baixa renda; manter a transparência da lista de espera; estimular a iniciativa privada para realizar habitações na zona 1; realizar com a iniciativa privada habitações voltadas para idosos.


*O candidato Delegado Comin do PODEMOS não quis dar entrevista


Logo A Tribuna
Newsletter