Em 2020, Cetesb aplica 11 multas a indústrias do polo petroquímico de Cubatão por poluição

Em 2018 e 2019, número de infrações cometidas por indústrias chegou a 14

Por: Liliane Souza  -  26/10/20  -  21:45
Multas são ligadas a ocorrências de poluição do ar, águas, solo, e infrações à legislação
Multas são ligadas a ocorrências de poluição do ar, águas, solo, e infrações à legislação   Foto: Walter Mello/AT

Ao longo deste ano, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) aplicou 11 multas a indústrias do polo petroquímico de Cubatão por poluição. No ano passado, o número de autuações chegou a 14.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


De acordo com a Cetesb, as multas são ligadas a ocorrências de poluição do ar (duas), das águas (três), do solo (duas) e por infrações à legislação florestal (quatro).


No ano de 2017, foram aplicadas 12 multas a empresas do polo petroquímico da cidade, segundo informações da Cetesb. Já em 2018 e 2019, o número de autuações subiu para 14.


Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Cetesb informou que mantém uma rotina de vistorias periódicas nas empresas para acompanhamento de processos preventivos e corretivos.


O objetivo, segundo a estatal responsável por fiscalizar questões ambientais, é “obter uma melhora contínua nas atividades operacionais e adoção de modernas e eficientes tecnologias disponíveis para o cenário ambiental”.


Em nota, a prefeitura de Cubatão informa que a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) realiza acompanhamento das plantas industriais que oferecem riscos de poluição, bem como riscos ao homem, em razão das matérias primas, reagentes e produtos, de acordo com a especificidade de cada planta.


“Nesses casos a Secretaria oficia a empresa e solicita o envio das documentações relativas às manutenções e inspeções das plantas industriais, bem como dos dutos que cruzam o município”, afirma a municipalidade.


A reportagem procurou o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) para saber qual o posicionamento a respeito das autuações feitas pela Cetesb, bem como quais as ações de prevenção realizadas no polo industrial de Cubatão, mas não recebeu retorno


Logo A Tribuna
Newsletter