Danilo Morgado e Raquel Chini disputam a Prefeitura de Praia Grande

Município tem 226 mil eleitores em condições de irem às urnas

Por: Maurício Martins & Da Redação &  -  29/11/20  -  10:16
A previsão é que os projetos aprovados sejam divulgados até dia 20
A previsão é que os projetos aprovados sejam divulgados até dia 20   Foto: Carlos Nogueira/AT

O segundo turno também é inédito para quem mora em Praia Grande. O comando da Cidade nos próximos quatro anos será definido por 226.260 eleitores aptos a votar no Município. As mulheres são 54,3% do eleitorado, ou 122.786. 


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


A disputa será entre Raquel Chini (PSDB) e Danilo Morgado (PSL). Apoiada pelo atual prefeito Alberto Mourão (PSDB), a tucana ficou em primeiro no dia 15, com 39,05% dos votos válidos (55.204). Já o integrante do PSL alcançou 35,60%, com 50.317 votos. 


Danilo é empresário e servidor público federal, trabalha como secretário parlamentar do senador Major Olímpio (PSL-SP). Tem 35 anos e disputa a Prefeitura pela primeira vez. Acredita que representa a mudança tão esperada pelos moradores de Praia Grande. 


Raquel é engenheira civil, atuou em secretarias municipais e se diz preparada para dar continuidade ao projeto do atual Governo. Tem 62 anos e também é novata na eleição. Fala em priorizar as ações na área da saúde, ampliar o número de câmeras e avançar na infraestrutura. 


Previsão impossível 


O cientista político Rafael Moreira Dardaque Mucinhato acha impossível fazer uma previsão sobre Praia Grande. Para ele, o cenário será o que ficou próximo de acontecer em Santos, se Ivan Sartori (PSD) tivesse avançado para o segundo turno contra Rogério Santos (PSDB), que venceu por pouco no primeiro. “Uma candidatura do campo de centro-direita (Raquel, PSDB) contra uma da extrema direita (Danilo, PSL)”. 


“Vai contribuir para o resultado a aprovação do prefeito Mourão, que é boa, e capacidade dele de transferir isso para sua sucessora. Já em relação ao Danilo, terá muito a ver com o campo bolsonarista da Cidade. Ele do PSL, tem uma narrativa parecida com do presidente (Bolsonaro), de renovação, discurso antissistema. Essas duas coisas vão influenciar”, diz Mucinhato, dizendo que não é possível saber qual terá mais peso na escolha. 


O cientista político acredita que ainda há tempo para o eleitor verificar os planos de governo e comparar. “Além disso, ver o que cada partido desse candidato tem feito nas outras esferas, quais partidos estão coligados, as declarações de apoio que ocorreram no segundo turno”. 


Mucinhato acredita que o principal desafio de quem for eleito será o grande crescimento populacional da Cidade. “Também por conta das pessoas que trabalhavam ou residiam em Santos e procuraram Praia Grande para viver em uma cidade onde o custo de vida é um pouco mais barato. O desafio passa por uma política de geração de empregos maior na Cidade, para não acontecer essa migração pendular tão grande que acontece hoje: as pessoas tem que se deslocar de Praia Grande para Santos o tempo todo”. 


Endereços - Cartórios de Praia Grande 


317ª Zona Eleitoral 
Av. Guilhermina, 267, térreo, Jardim Guilhermina, telefones: 3473-6750, 3491-3681 e 3473-4020 


406ª Zona Eleitoral 
Av. Doutor Vicente de Carvalho, 220/230, Cidade Ocian, telefones: 3471-4216, 3472-7598 e 3471-4519 


Logo A Tribuna
Newsletter