Candidatos de Santos acreditam em Esporte como recurso de transformação; confira propostas

O assunto foi citado por todos os pleiteantes como ferramenta social a jovens e idosos

Por: Isabel Franson  -  07/11/20  -  11:54
Acesso às práticas esportivas é desafio  para a nova administração santista
Acesso às práticas esportivas é desafio para a nova administração santista   Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

Favorecida naturalmente por seus clima e orla, Santos é uma cidade com grande vocação esportiva, concordam os dezesseis concorrentes à cadeira mais alta do Executivo municipal.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal, GloboPlay grátis e descontos em dezenas de lojas, restaurantes e serviços!


O acesso à prática, no entanto, é heterogêneo entre nichos populacionais. Desigualdade que deve ser revertida com políticas públicas de inclusão às escolinhas esportivas e ampliação de centros e quadras por todo o perímetro.


Alguns candidatos pretendem, ainda, apoiar e investir na profissionalização dos atletas, enquanto outros enfatizam a valorização e contratação de educadores físicos servidores do Município para atender os moradores.


Veja o que dizem os concorrentes:


Antônio Carlos Banha (MDB)


Investir ainda mais no esporte, na valorização dos atletas; ampliar atividades nas escolas; melhorar escolas de surf, canoagem; aproveitar os centros esportivos para modalidades em grupo; promover eventos nas férias


Bayard Umbuzeiro (PTB)


Recuperar todos os equipamentos públicos voltados ao lazer e esporte; implantar equipamentos infantis próximos aos canais; implantar na rede escolar educação física com mais seriedade.


Carlos Paz (Avante)


Criar centros esportivos na área periférica da cidade; melhorar a balneabilidade das nossas praias.


Delegado Romano (DC)


Criar locais adequados à prática de esporte; estimular competições para integrar escolas; construir políticas públicas esportivas; aproveitar a praia como local de prática.


Douglas Martins (PT)


Abrir a escola integral para desenvolver esporte e lazer no contraturno; trazer a participação comunitária para as escolas; implantar equipamentos de lazer e esporte nas praças públicas; mapear um roteiro de opções de esporte e lazer na cidade.


Guilherme Prado (PSOL)


Encarar esporte como oportunidade de saúde e cidadania; incluir esporte no contraturno escolar, onde os alunos escolhem a modalidade; integrar clubes para aproveitar espaço e gerar eventos.


Ivan Sartori (PSD)


Avaliar deterioração dos equipamentos esportivos e recuperar; instalar novos equipamentos, mas na Zona Noroeste, morros e Área Continental; reestruturar a Fundação Pró-Esporte de Santos (Fupes) e investir em atletas com bolsas de estudo.


João Villela (Novo)


Fortalecer esportes nas escolas; recuperar o interesse das crianças e jovens pela atividade física; trabalhar conceitos de disciplina e coletividade.


Luiz Xavier (PSTU)


Incentivar as iniciativas culturais e de esporte espontânea das comunidades; implantar praças de esportes nas comunidades; criar bibliotecas e cinematecas; incentivar as produções audiovisuais comunitárias.


Marcelo Coelho (PRTB)


Criar o programa prata da casa para investir nos atletas da cidade; realizar um programa para o esporte de alto rendimento; capacitar as associações para a realização de captação de recursos de incentivo; criar a secretaria de esportes e lazer.


Dr. Márcio Aurélio Soares (PDT)


Integrar os jovens com esporte; criar o agente comunitário de esporte e cultura para ocupar todas as praças; realizar de dois em dois anos uma olimpíada interbairros; realizar de dois em dois anos a olimpíada interescolar.


Moyses Fernandes (PV)


Expandir projeto 'Super Esporte'; incentivar competições entre escolas; trazer campeonatos internacionais de travessias, nado, entre outros; investir nas quadras da praia


Rogério Santos (PSDB)


Fortalecer educação integral com esportes no contraturno; revelar e apoiar atletas; fazer parceria com clubes; entregar paredes de escalada no Parque Roberto Santini.


Tanah Corrêa (Cidadania)


Recuperar futebol de várzea; trazer para as crianças espírito esportivo; abrir escolas aos fins de semana para prática de modalidades; investir em profissionais de Educação Física; abrir pista para caminhantes na orla.


Thiago Andrade (PC do B)


Manter as escolas abertas para prática do esporte educacional; formar atletas de alto rendimento na cidade; investir nas universidades que incentivem atletas.


Vicente Cascione (PROS)


Implantar espaços esportivos nas escolas; transformar estacionamentos do centro em área esportiva; utilizar a praia delimitando áreas de uma forma definitiva para práticas esportivas; trazer campeonatos de várzea para as praias.


Logo A Tribuna
Newsletter