Candidatos dão a largada à luta pelo voto no rádio e TV

Propaganda eleitoral tem início hoje, com veiculação de programas de segunda a sábado

Por: Da Redação  -  09/10/20  -  11:57
Um dos desafios aos candidatos a prefeito e vereador é atrair a atenção do eleitor com propostas
Um dos desafios aos candidatos a prefeito e vereador é atrair a atenção do eleitor com propostas   Foto: Arquivo/Irandy Ribas/AT

A luta pelo seu voto nas eleições municipais de 15 de novembro ganha um novo ingrediente a partir de hoje, com o início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV. Os candidatos a prefeito, inclusive, já conhecem o tempo que terão para exibir seus projetos de governo.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Em Santos, 14 dos 16 postulantes a ocupar o Palácio José Bonifácio a partir de 1º de janeiro de 2021 terão a oportunidade de expor suas ideias.


Somente dois concorrentes ao Executivo santista ficarão de fora dos dois blocos de 10 minutos cada exibidos de segunda a sábado: Luiz Xavier (PSTU) e Marcelo Coelho (PRTB). A ausência de ambos ocorre por falta de representatividade desses partidos na Câmara dos Deputados - esse quesito corresponde a 90% do tempo entregue aos candidatos.


Ao contrário do publicado na última quarta-feira por A Tribuna, o candidato a prefeito pelo Democracia Cristã (DC), Delegado Romano, terá direito a 20 segundos de participação em cada programa. Na relação de tempo enviada à Reportagem pela Justiça Eleitoral, não havia a indicação da coligação do DC ao Solidariedade - este último tem direito ao tempo na TV e rádio.


Ordem das apresentações


Em Santos, o cartório eleitoral da 273ª Zona Eleitoral sorteou e homologou a ordem de apresentação dos partidos no primeiro dia de propaganda eleitoral (veja tabela). A sequência terá alterações diárias da seguinte forma: o último partido ou coligação a se apresentar em uma data começará o programa eleitoral gratuito no dia seguinte, tanto no rádio quanto na TV.


A Resolução 23.610, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aponta que propaganda eleitoral será apresentada de segunda-feira a sábado, sempre em dois horários. Na TV, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40, enquanto no rádio o programa será das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Todo o tempo nos programas diários será dedicado aos candidatos a prefeito.


As emissoras também deverão reservar em sua programação diária 70 minutos, no primeiro turno, e 25 minutos, no segundo, para a veiculação de inserções de 30 e 60 segundos de propaganda. Esse conteúdo deverá ir ao ar das 5h até 0h, com 60% do tempo voltado aos que concorrem ao Executivo e 40% aos candidatos a vereador.


Exigências


Os programas de propaganda eleitoral na TV deverão ter transmissão inclusiva, com audiodescrição, legenda oculta e janela de Língua Brasileira de Sinais (Libras). São proibidas montagens, trucagens, computação gráfica, desenhos animados e efeitos especiais.


A divisão de tempo por ordem de aparição nos programas desta sexta-feira (9):


Candidato - Partido - Tempo
Vicente Cascione - Pros - 14s
Banha - MDB - 45s
Moysés Fernandes - PV - 9s
Guilherme Prado - PSOL - 16s
Carlos Paz - Avante - 12s
Bayard Umbuzeiro - PTB - 16s
Rogério Santos - PSDB - 4min25s
Thiago Andrade - PCdoB - 16s
Tanah Corrêa - Cidadania - 14s
João Villela - Novo - 14s
Delegado Romano - DC - 20s
Ivan Sartori - PSD - 46s
Douglas Martins - PT - 1min10s
Marco Aurélio Soares - PDT - 38s


*Observação: Os candidatos Luiz Xavier (PSTU) e Marcelo Coelho (PRTB) não terão tempo


Logo A Tribuna
Newsletter