Candidatos apresentam propostas para a retomada do Centro de Santos

Saída de lojistas para outros bairros, fechamento de agências bancárias, transferência de serviços públicos e deterioração de imóveis antigos são desafios a serem enfrentados pelos próximos gestores

Por: Da Redação  -  01/11/20  -  10:40
Comércio do Centro de Santos se encontra fechado devido à quarentena
Comércio do Centro de Santos se encontra fechado devido à quarentena   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Ao lado de temas como saúde, educação, mobilidade urbana, emprego e habitação, outro setor da Cidade de Santos vai exigir atenção do próximo prefeito: o Centro de Santos, que foi sendo esvaziado ao longo dos últimos anos com a saída de lojistas para outros bairros, fechamento de agências bancárias, transferência de serviços públicos e deterioração de imóveis antigos. Além disso, restaurantes e bares, com a redução do movimento, também vêm encerrando suas atividades.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A pandemia tornou o cenário ainda mais preocupante, e hoje, mesmo com as atividades econômicas liberadas, é possível ver quadras inteiras com uma sequência de portas fechadas. Exemplos são as ruas do Comércio, Amador Bueno, São Francisco, Itororó e General Câmara.


O prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) reconhece que um dos desafios do próximo governante será trazer de volta o movimento que o tradicional bairro comercial perdeu, mas diz que as condições para isso já estão criadas.


>> VEJA AS PROPOSTAS DOS CANDIDATOS PARA O CENTRO DE SANTOS


“Fizemos a Ponta da Praia, a entrada de Santos e temos um grande projeto pronto para ser executado, o Novo Centro Velho. Ele envolve adequação da legislação, revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo, que já está feita, permitindo habitação no Centro, flexibilizando e diminuindo os níveis de tombamento, para que possamos permitir outras construções no Centro".


A segunda fase do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), diz o prefeito, também permitirá um ir e vir mais fácil entre os demais bairros e a região central, o que, segundo ele, fomentará movimento e comércio. A segunda fase está em execução. 


Atualmente, a legislação dispõe de incentivos como isenção de IPTU, ITBI e demais benefícios fiscais para quem investir em moradia na região.


Comerciantes
A Tribuna ouviu comerciantes que, sem se identificarem, mostram preocupação com o próximo ano. “Para o Natal, sempre temos um movimento maior. Nosso temor é 2021. Precisamos de um foco maior na região central, porque temos visto o movimento reduzir mês a mês”, disse uma comerciante da Rua João Pessoa.


A Tribuna pediu a todos os 16 candidatos ao Executivo de Santos que enviassem seus planos de governo com propostas para a retomada econômica do Centro de Santos.


Muitos destacam como iniciativas a ocupação de imóveis abandonados com moradia social, de baixo custo. Também estão entre as propostas a vinda de serviços da própria Prefeitura para imóveis do Centro e a criação de projetos culturais em espaços públicos.


Quase todos os candidatos falam em criação de estímulos fiscais para os empresários que quiserem se instalar em prédios da área central.


Os candidatos Thiago Andrade (PCdoB), Douglas Martins (PT) e Delegado Romano (DC) não enviaram seus planos de governo a respeito do tema até o fechamento desta edição.
 


Logo A Tribuna
Newsletter