Candidatos à Prefeitura de São Vicente apresentam políticas para terceira idade

Projeto mais citado é o da instalação de Centros de Convivência da Melhor Idade (Cecons)

Por: Isabel Franson  -  04/11/20  -  23:41
Entre as recomendações de especialistas, está tomar sol quando puder, já que o vírus gosta de frio
Entre as recomendações de especialistas, está tomar sol quando puder, já que o vírus gosta de frio   Foto: Alexsander Ferraz/ AT

Segundo dados o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 37 mil moradores de São Vicente já estão acima dos 60 anos. O número equivale a pouco mais de 10% dos 368.355 habitantes estimados em 2020.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços! 


Atentos ao público desta faixa etária, os concorrentes ao Executivo já focam em projetos para promover cuidados especiais, qualidade de vida a socialização.


Veja algumas das propostas:


Anália Silva (PT)


Adequar infraestrutura para oferecer mobilidade; fortalecer políticas socieducacionais, com formação digital; manter e aprimorar programas já existentes; ampliar acesso da terceira idade ao esporte, não só na orla como nos bairros.


Kayo Amado (Podemos)


Criar coordenadoria de atenção ao idoso; montar uma unidade dentro da Secretaria de Saúde; corrigir as calçadas; expandir oportunidades de esporte ao idoso por todas as praças da cidade; zelar pelos direitos da terceira idade.


Luís Claudio Bili (PTB)


Incentivar Jogos Regionais do Idoso (Jori); recuperar e multiplicar Cecons; promover parcerias com clubes privados da cidade para local de encontro exclusivamente para idosos; convidar população a participar.


Luiz Carlos Gianelli (PSD)


Garantir atendimento especial nas UBSs; reduzir filas para atendimentos e exames; incentivar esportes coletivos à terceira idade a fim de promover socialização; elaborar políticas condizentes à realidade vicentina, sem adaptar práticas de outras localidades.


Mônica Batalha (PRTB)


Construir as ‘creches do idoso’, onde os familiares poderão deixa-los nos dias úteis enquanto trabalham; oferecer cuidados e atenção diferenciada; realizar atividades em grupo para integrar socialmente e estimular saúde.


Pedro Gouvêa (MDB)


Criar ‘Clubão da Melhor Idade’; inserir idosos que quiserem em atividade no município, como fiscalizadores de descarte irregular ou da necessidade de obras nos bairros; oferecer capacitação para que sejam monitores de turismo e cultura.


Solange Freitas (PSDB)


Ampliar número de vagas em centros de acolhimento; acrescentar mais atividades saudáveis para ocupar idosos; investir em lazer e esportes, inserindo equipes em competições de modalidades coletivas.


Valquirio Martins (Solidariedade)


Estruturar centros de convivência para idosos; entrosar terceira idade em centros esportivos no município; recuperar praças e espaços públicos para interação e jogos; estimar esportes intrabairros.


Logo A Tribuna
Newsletter