Campanha incentiva a participação feminina na vida política

#ParticipaMulher é ação do TSE por maior representatividade entre as mulheres na vida pública nacional

Por: Rafael Henrique  -  23/10/20  -  23:52
Mulheres de São Vicente e Praia Grande concentram maior parcela do eleitorado local
Mulheres de São Vicente e Praia Grande concentram maior parcela do eleitorado local   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Responsáveis pela maior parcela do eleitorado nacional, as mulheres não têm representatividade na vida política brasileira. Na corrida eleitoral de 2018, por exemplo, apenas 16% dos candidatos eleitos no Brasil eram do sexo feminino. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu início a uma campanha em favor ao voto em candidatas neste ano para reverter a situação.


Clique aqui e assine A Tribuna por apenas R$ 1,90. Ganhe, na hora, acesso completo ao nosso Portal, dois meses de Globoplay grátis e, também, dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Batizada de #ParticipaMulher, a ação busca uma melhor distribuição das cadeiras públicas. A mobilização ganhou um reforço de peso com a publicação do “Guia Acessível para candidaturas das mulheres”. Trata-se de uma cartilha para orientar mulheres sobre temas relacionados às campanhas eleitorais como filiação partidária, lançamento e registro de campanha, propaganda eleitoral, financiamento e prestação de contas.


Em elevação 


Conforme publicação, o número de deputadas federais eleitas em 2018 cresceu 50% em relação ao pleito de 2014. Essa elevação é creditada à mudança na legislação eleitoral, que tornou obrigatória a destinação de, pelo menos, 30% dos repasses de campanha a candidaturas femininas.


Ainda conforme a publicação, elas representam 52,5% do eleitorado, mas ocupam apenas 16,1% das cadeiras de parlamentares. “Quando uma mulher tem voz ativa, ela incentiva outras a falarem também. Quando uma mulher lidera, ela incentiva outras a liderarem também. Quando uma mulher ocupa um cargo público, ela incentiva outras a ocuparem também”, diz a mensagem das peças.


#ParticipaMulher


Desde outubro do ano passado, o TSE incluiu, no Portal da Justiça Eleitoral, a página #ParticipaMulher, totalmente dedicada a destacar, valorizar e fortalecer o papel e a participação feminina na vida política nacional, estadual e municipal.


Além de divulgar os progressos da legislação sobre a igualdade de gênero na área, a página traz os perfis de mulheres que, pelo seu trabalho, propiciaram avanços políticos significativos, inclusive na própria evolução da Justiça Eleitoral, visando a ampliar os direitos das brasileiras tanto na esfera eleitoral quanto na partidária.


As peças da campanha também estão disponíveis na página #ParticipaMulher, lançada em dezembro de 2019, pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber. O espaço é dedicado às mulheres que fizeram e ainda fazem história na vida política e na Justiça Eleitoral.


A página é parte das ações que integram as atividades da Comissão TSE Mulheres, instituída pela presidente do Tribunal em 11 de outubro, por meio da Portaria TSE nº 791. A criação da Comissão atende à solicitação feita pela Missão de Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA).


Logo A Tribuna
Newsletter