Artigo: Por que ser prefeito? Pelo candidato a prefeito de Santos, Márcio Aurélio

Candidato pelo PDT conta por que decidiu concorrer à vaga de chefe do Executivo de Santos

Por: Da Redação  -  17/10/20  -  23:43
Dr. Marcio Aurélio é o sexto candidato a prefeito de Santos entrevistado por A Tribuna
Dr. Marcio Aurélio é o sexto candidato a prefeito de Santos entrevistado por A Tribuna   Foto: Divulgação

Dr. Márcio Aurélio
Cidade: Santos
Partido: PDT
Número: 12


Que todos tenham direito à saúde, ao trabalho, à vida digna


Em plena cidade do Patriarca da Independência, os filhos dessa terra não deveriam ser reféns da desigualdade, do desemprego e do desamparo aos direitos de ter uma vida digna. Pouco vale a Cidade ter o maior jardim de orla de praia, se do outro lado reserva a maior favela de palafitas do País.


Como médico sanitarista, formado pela FioCruz, sou de uma geração em que o "doutor" não só tratava da doença, mas tinha empatia, cuidava da pessoa integralmente. Sim, implantei o SUS na Zona Noroeste na década de 90, e nestes 30 anos, atuei no serviço público e privado, em prontos-socorros pelos quatro cantos da Cidade.


Conheço bem as dores de nossas irmãs e irmãos, e sei que a saúde é resultado da efetividade de diversas políticas públicas. Santos tem um dos maiores orçamentos do Estado, mas estamos em 553º entre os 645 municípios paulistas quando o MEC avalia a qualidade do Ensino Fundamental.


Aliás, em diversas edições, o jornal A Tribuna relata que Santos tem um deficit habitacional de 10,5 mil casas e que perdemos 6,3 mil postos de trabalho de janeiro a julho; além do que, cada vez mais, o SUS é terceirizado. Não à toa, uma matéria mostrava UPA com pacientes à espera por 10 horas.


O próprio FHC, do PSDB, disse em setembro, na TV Cultura, sobre os riscos e prejuízos de um mesmo grupo político gerir a cidade por mandatos consecutivos. Muito tempo de gabinete desatualiza os gestores, desestimula a inovação e a empatia às pessoas. 


Santos tem uma vocação histórica para o progresso e precisa de um líder atento às pessoas, comprometido com um projeto de desenvolvimento socioeconômico de verdade. Que a Prefeitura seja informatizada, num sistema virtual que o cidadão possa desde agendar consulta até pleitear vaga de creche.


Defendemos a valorização dos servidores, uma Universidade Pública Virtual para os jovens; um Banco Municipal de Desenvolvimento Comunitário que facilite o microcrédito aos empreendedores e estimule cooperativas de trabalho solidário; uma TV municipal feita com o protagonismo de toda população, inclusive artistas locais.


Defendo a criação de uma Secretaria de Habitação, para planejar a erradicação das submoradias do Centro e Zona Noroeste, e que haja um transporte hidroviário na Área Continental. No PDT de Getúlio Vargas, de Juruna, de Darcy Ribeiro e Ciro Gomes, também represento um projeto de sociedade que tenha oportunidade de trabalho; que durma tranquila em dias de chuva; que tome café, almoce e jante; que tenha autonomia e direito ao pleno bem-estar.


Logo A Tribuna
Newsletter