Unimed amplia atenção a pacientes crônicos e oferece reabilitação cardíaca

Com foco no bem-estar do cliente, Cooperativa cria Núcleo de Governança Clínica (NGC), onde também oferece orientação para gestantes e treinamento em lactação

A Unimed Santos segue criando soluções para ampliar a qualidade dos serviços oferecidos aos clientes. A mais recente iniciativa é a criação do Núcleo de Governança Clínica (NGC), uma nova unidade de serviço próprio, na Avenida Ana Costa, 222, Campo Grande. 

A novidade é uma tradução do Jeito de Cuidar Unimed, compatibilizando pontos importantes, sendo o principal deles a coordenação dos cuidados assistenciais a que estão submetidos os clientes. 

No amplo e planejado espaço, as atividades e serviços são diversificados. Incluem reabilitação após eventos cardíacos, práticas para condicionamento físico, acompanhamento nutricional e psicológico, treinamento em lactação e orientação a gestantes. 

O objetivo é investir na qualidade do cuidado oferecido e na segurança do paciente, para criar  ambiente de excelência em cuidados clínicos. A Cooperativa passa a investir, de maneira mais concreta e eficiente, em processos de saúde, para atuar menos na doença. Completa o NGC o Programa de Acompanhamento de Internações Hospitalares, denominado GOHOSP, e ganham ênfase os PGS – Programas de Gestão de Saúde, com eficiente monitoramento dos portadores de doenças crônicas. 

CLIENTE EM FOCO

“O NGC representa mais um passo em que o foco é o cliente. Vamos ser proativos no cuidado com a sua saúde, nos antecipando aos eventos clínicos e agravos”, destaca o presidente da Unimed Santos, Claudino Guerra Zenaide. 

Todo paciente que passou por atendimento médico ou internação receberá atenção redobrada. “Um dos objetivos é preservá-lo de reinternações precoces”, afirma Guerra.

Outra iniciativa é estabelecer a pirâmide de risco, a partir de estudos da carteira de beneficiários. Com os dados estratificados, será possível direcionar cuidados profissionais e orientações de autocuidado para quem mais precisa. 

ENVOLVIMENTO

Estão envolvidos no projeto a diretoria de Provimento em Saúde da Unimed Santos, nas pessoas do diretor José Roberto Del Sant, e do gerente executivo Gines Henrique Martines, que gerenciou as mudanças. O diretor de Mercado, Ivan Akaoui Vianna, participa com foco em envolver os clientes nas novas estratégias.

Tudo sobre: