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Segunda-feira

13 de Julho de 2020

A pandemia do coronavírus não interrompeu os serviços do Governo do Estado

Por meio de canais digitais, o cidadão consegue acessar os principais serviços sem precisar sair de casa

Você sabia que não precisa sair de casa para acessar os principais serviços do Governo do Estado de São Paulo, principalmente em tempos de pandemia de coronavírus e quarentena? 

Neste momento em que a maior parte das unidades públicas está fechada, tornou-se ainda mais urgente ao cidadão adaptar-se às tecnologias. O mesmo aconteceu com o Governo do Estado de São Paulo, que se viu diante do desafio de garantir rapidamente à população o acesso a uma maior quantidade de serviços por meio do computador, tablet ou celular.

Para isso, a Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) acelerou a criação de soluções tecnológicas inovadoras para agregar novos serviços aos que já estavam disponíveis, fossem em sites, aplicativos ou sistemas. 

O Poupatempo, programa de atendimento ao cidadão mais bem avaliado do Estado, é um exemplo do que está ainda mais perto do cidadão nesta pandemia.

No início de maio foi lançado o Poupatempo Digital, aplicativo com mais de 60 serviços disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana.

Por meio dele é possível, entre outras coisas, renovar ou tirar 2ª via da carteira de habilitação (CNH), licenciar veículos, solicitar o seguro-desemprego e até denunciar casos de violência doméstica ou prática empresarial abusiva.

O Poupatempo Digital é o primeiro projeto a utilizar o LoginSP, autenticador desenvolvido pela Prodesp para que o cidadão tenha nome de usuário e senha únicos para acessar os serviços do Estado. É só baixar na Play Store ou na App Store.

Detran.sp e DER

Pessoas que também buscam o atendimento do Detran.SP têm a vantagem de poder acessar novos serviços. Além do Portal na internet, com mais de 40 opções online, o novo aplicativo do Poupatempo agregou outras 60 possibilidades aos motoristas.

Há também serviços disponíveis para quem quer consultar multas e recursos diretamente no sistema do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), tanto no App quanto no portal.

O cidadão pode ainda saber sobre interdições e rotas e também as condições das rodovias, além de gerar boleto para liberação de veículos recolhidos ao pátio

Delegacia eletrônica

Mais uma novidade está no portal da Delegacia Eletrônica, que agora garante o registro de violência doméstica. A ferramenta foi criada para proteger vítimas que buscam ajuda para se defender dos agressores. Também não é preciso sair de casa e ir à delegacia para registrar ocorrências como furto, roubo e desaparecimento de pessoas, entre outras. 

Consumidor

Durante a pandemia, também não faltam questões e dúvidas relacionadas ao Direito do Consumidor. Por isso, o Governo do Estado implementou outros serviços online tanto pelo aplicativo como pelo site. São 14 setores em que o cidadão pode formular sua queixa ou esclarecer dúvidas. Entre eles, abastecimento de água e energia elétrica, alimentação, telefonia e informática. Site a aplicativo são intuitivos, com fácil compreensão e uso.

Guia de bolso

Neste guia de bolso você confere tudo sobre o Poupatempo Digital, Detran.sp, Delegacia Digital, Procon e também sobre outros portais e aplicativos desenvolvidos pela Prodesp. Temos certeza de que ele será muito útil e oferecerá facilidades não só ao longo da pandemia, como também para o cotidiano pós-coronavírus.

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