Campeonato Bielorrusso é opção de entretenimento esportivo durante a quarentena

Os jogadores Gabriel Ramos e Lipe Veloso contribuem para que a temporada da Vysshaya Liga seja mais equilibrada

Não é à toa que o Brasil é considerado país do futebol. Em disputas nacionais e internacionais, brasileiros fazem verdadeiro show nos gramados com a bola no pé. Na Vysshaya Liga, conhecida como Premier League da Bielorrússia, não seria diferente. 

O meia-atacante Gabriel Ramos e o meia Lipe Veloso, ambos do Torpedo Zhodino, são o reforço para que o clube de futebol bielorusso conquiste pela primeira vez o título no campeonato. Ramos tem passagem pelas categorias de base de Bahia e Flamengo, já Veloso foi emprestado pelo FC Lviv. 

Em entrevista ao site de futebol bets Betway Esportes, Lipe acredita que o convite de integrar o time surgiu por conta do bom desempenho na Ucrânia e disse que ter a oportunidade de jogar é bom para a visibilidade. “Dá motivação de jogar melhor e com mais concentração. Estamos fazendo um bom campeonato e está despertando curiosidade de muitas pessoas. Isso estimula ainda mais a fazer uma carreira no esporte”, disse ao site de aposta Betway Esportes

O campeonato iniciou em 20 de março e foi o único não suspendido pela pandemia do novo coronavírus (covid-19). A transmissão está sendo feita para 10 países diferentes e é a alternativa para quem está em abstinência de novidades no futebol. 

A temporada tem sido a mais equilibrada dos últimos tempos. “O esporte aqui é diferente do que estou acostumado. É de força, tático e de velocidade. Os treinadores são muito bons e estão trabalhando em cima as habilidades dos brasileiros, o que me deixa muito a vontade”, comentou Veloso. Outro ponto que deixou o meia surpreso é a estrutura do clube, que oferece bom estado com bom gramado, o que possibilita a evolução no campeonato.

Vysshaya Liga

A liga foi formada em 1992 e conta com 16 clubes. É disputado em dois turnos, com pontos corridos. O primeiro colocado se classifica para a pré-Champions, um mata-mata para definir quais serão os últimos times que conseguem entrar na fase de grupos. Segundo e terceiro vão para a Liga Europa. Dois times são rebaixados.

O Bate Borisov é o maior campeão, com 15 títulos. O líder em sites de aposta esportiva online da Bielorrússia, entanto, é o Dinamo Minsk, atual campeão e que já levou 7 taças.

O futebol está voltando na Europa. Na Alemanha, a Bundesliga está pronta para começar. Em Portugal, a Liga Nos será retomada em 4 de junho. Polônia, Dinamarca, República Tcheca e Hungria também já estabeleceram data para o retorno.

Tudo sobre: